Nurse’s Attention in Primary Health Care Towards the Cancer Topic: From Real to Ideal / Atuação do Enfermeiro na Atenção Primária à Saúde na Temática do Câncer: Do Real ao Ideal

Autores

  • Iara Sescon Nogueira Universidade Estadual de Maringá
  • Giselle Fernanda Previato Universidade Estadual de Maringá
  • Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera Universidade Estadual de Maringá
  • Marcelle Paiano Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Aparecida Salci Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.725-731

Palavras-chave:

Neoplasias, Atenção Primária à Saúde, Cuidados de Enfermagem, Assistência Integral a Saúde, Serviços de Saúde.

Resumo

Objetivo: identificar na literatura brasileira a atuação do profissional enfermeiro na Atenção Primária à Saúde na temática do câncer. Métodos: revisão integrativa da literatura com busca nas bases de dados LILACS, BDENF e biblioteca SciELO, em outubro de 2016, respondendo a questão norteadora: Qual a atuação do profissional enfermeiro na Atenção Primária à Saúde na temática do câncer? As publicações foram analisadas à luz da Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde. Resultados: oito estudos abordaram a realização de atividades assistenciais, como a realização de consultas de enfermagem com foco em exames preventivos do câncer de colo de útero e mama, atividades educativas e visitas domiciliares. Conclusão: verificou-se escassez de estudos sobre a atuação do enfermeiro na temática do câncer. Essa atuação quando existente volta-se ao modelo curativo de atenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Sescon Nogueira, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá

Giselle Fernanda Previato, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós Graduação Mestrado em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

Marcelle Paiano, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

Maria Aparecida Salci, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

Publicado

2020-02-14

Como Citar

1.
Sescon Nogueira I, Fernanda Previato G, Denardi Antoniassi Baldissera V, Paiano M, Salci MA. Nurse’s Attention in Primary Health Care Towards the Cancer Topic: From Real to Ideal / Atuação do Enfermeiro na Atenção Primária à Saúde na Temática do Câncer: Do Real ao Ideal. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14º de fevereiro de 2020 [citado 19º de março de 2024];11(3):725-31. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6730

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics