Sexual Practices, Knowledge and Behavior of College Students Regarding Sexually Transmitted Diseases / Práticas Sexuais, Conhecimento e Comportamento dos Universitários em Relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis

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Thelma Spindola
Claudia Silvia Rocha Oliveira
http://orcid.org/0000-0002-0794-7366
Rosana Santos Costa Santana
Carolina Passos Sodré
Nathália Lourdes Nepomuceno de Oliveira André
Erica de Jesus Brochado

Resumo

RESUMO

Objetivos: Identificar e avaliar as práticas, o conhecimento e comportamento dos estudantes universitários em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis. Método: Estudo descritivo, quantitativo, realizado em universidade pública, no Rio de Janeiro com 255 estudantes que responderam a um questionário. Os dados foram analisados com aplicação da estatística descritiva. Resultados: Entre os jovens investigados 181 (71%) eram mulheres e 74 (29%) homens; (93,7%) tinham idades entre 18-24 anos; 194 (76%) eram sexualmente ativos; 110 (43,1%) adotam o preservativo em todos os intercursos sexuais. Os jovens consideram possuir todo conhecimento sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (87/34,1%); acreditam que a infecção por gonorreia pode ocorrer ao utilizar banheiros públicos (80/31,7%), e que existe cura para hepatite (102/40%). Conclusão: Os achados evidenciam que os estudantes assumem comportamento de risco e demonstram fragilidades no conhecimento sobre a prevenção e transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Descritores: Doenças Sexualmente Transmissíveis, Assunção de Risco, Adulto Jovem, Enfermagem.

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Como Citar
1.
Spindola T, Oliveira CSR, Santana RSC, Sodré CP, André NLN de O, Brochado E de J. Sexual Practices, Knowledge and Behavior of College Students Regarding Sexually Transmitted Diseases / Práticas Sexuais, Conhecimento e Comportamento dos Universitários em Relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 4º de outubro de 2019 [citado 13º de agosto de 2022];11(5):1135-41. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6845
Seção
Research
Biografia do Autor

Thelma Spindola, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)Professora Permanente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Rio de Janeiro, RJ,Brasil.

Claudia Silvia Rocha Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem da UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Rosana Santos Costa Santana, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Carolina Passos Sodré, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem da UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Nathália Lourdes Nepomuceno de Oliveira André, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem da UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Erica de Jesus Brochado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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