Service of nursing in intracranial pressure monitoring in patients neurocríticos / Assistência de enfermagem na monitorização da pressão intracraniana em pacientes neurocríticos
Main Article Content
Resumo
Objetivo: Identificar por meio da literatura as intervenções de enfermagem na monitorização da pressão intracraniana em pacientes neurocríticos. Método: Revisão integrativa da literatura com busca dos artigos nas bases de dados SciELO, LILACS e PUBMED. Os artigos selecionados foram publicados entre os anos de 2007 e 2017. Resultados: Foram encontrados 94 artigos e excluídos 78 conforme critérios de inclusão. Assim 16 artigos foram usados nesta revisão. Estes apontaram que a monitorização neurológica pode ser realizada de maneira invasiva e não invasiva. Entre os métodos invasivos está a monitorização da pressão intracraniana, sendo o enfermeiro, responsável direto neste cuidado. Assim, cuidados como a elevação da cabeceira, cuidados com aspiração traqueal, cuidados com hipoxemia, coordenação e gerenciamento no cuidados de enfermagem dentre outros devem fazer parte da assistência de enfermagem. Conclusão: Os cuidados de enfermagem são indispensáveis para o paciente neurocrítico. Estes cuidados contribuem tanto para evolução positiva quanto negativa desses pacientes.
Downloads
Article Details
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.