The level of stress of nurses in the intensive care unit / O nível de estresse dos enfermeiros na unidade de terapia intensiva

Main Article Content

Andrea Zavalis
http://orcid.org/0000-0002-8394-3965
Vanessa Galdino de Paula
http://orcid.org/0000-0002-7147-5981
Daniel Aragão Machado
http://orcid.org/0000-0003-0680-5291
Cristiano Bertolossi Marta
http://orcid.org/0000-0002-0635-7970
Eugenio Fuentes Perez Junior
http://orcid.org/0000-0003-4611-0443
Luiz Carlos Santiago
http://orcid.org/0000-0002-9725-4626

Resumo

Objetivos: Verificar o nível de estresse nos enfermeiros que atuam em unidade de terapia intensiva, e identificar as atividades do trabalho que são mais estressantes. Métodos: Estudo quantitativo, exploratório e descritivo, realizado em um Hospital Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. Os participantes foram 25 enfermeiros que prestam assistência direta aos pacientes críticos na unidade de terapia intensiva. O instrumento utilizado na mensuração foi a Escala Bianchi de Stress. Resultados: A análise dos 51 itens relacionados as atividades de trabalho resultou em um nível baixo de estresse, entre os profissionais de enfermagem. A análise dos domínios demonstrou nível médio de estresse referente as condições de trabalho para o desempenho do enfermeiro e assistência de enfermagem prestada ao paciente. Conclusão: Conclui-se que as condições de trabalho contribuem para um maior nível de estresse. Faz-se necessária realização de novas pesquisas acerca das condições de trabalho e suas relações com o estresse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Zavalis A, Paula VG de, Machado DA, Marta CB, Junior EFP, Santiago LC. The level of stress of nurses in the intensive care unit / O nível de estresse dos enfermeiros na unidade de terapia intensiva. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de janeiro de 2019 [citado 13º de agosto de 2022];11(1):205-10. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6958
Seção
Research
Biografia do Autor

Andrea Zavalis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Pós-graduada em Terapia Intensiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ). Residente de Enfermagem em Terapia Intensiva do Hospital Universitário Pedro Ernesto/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE/UERJ), Rio de Janeiro (RJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Vanessa Galdino de Paula, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO, Rio de Janeiro (RJ). Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), atuando na Área Crítica. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Daniel Aragão Machado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro (RJ). Professor do Departamento de Enfermagem Fundamental na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP/UNIRIO), Rio de Janeiro. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Cristiano Bertolossi Marta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Pós-doutor pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF), Rio de Janeiro (RJ). Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DFEN/FENF/UERJ), Rio de Janeiro (RJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Eugenio Fuentes Perez Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ). Professor Assistente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ). 

Luiz Carlos Santiago

Enfermeiro. Pós-Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de São Paulo (USP), São Paulo (SP). Professor Associado Nível 3 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro (RJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>