Educational technology about living better with cardiac insufficiency: validation study / Tecnologia educacional sobre viver melhor com insuficiência cardíaca: estudo de validação

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Josiane Martins Bechtlufft PAZ

Resumo

RESUMO


Objetivo: Construir e validar uma tecnologia educacional para mediar o agir educativo do enfermeiro com pacientes e familiares na alta hospitalar. Método: Pesquisa de desenvolvimento metodológico, com validação de conteúdo. Dados coletados de junho a agosto de 2017. A pesquisa desenvolvida em três fases: produção, avaliação, adequação. A população foi de 24 juízes entre profissionais da saúde e de outras áreas. Os juízes responderam um questionário com 3 blocos de itens avaliativos. Resultados: Dos 22 itens do questionário dos juízes da área da saúde apenas dois obtiveram escore I (inadequado). Considerou-se a tecnologia validada, pois segundo a literatura deve-se obter um índice de validação de conteúdo mínimo de 70%, e o índice obtido foi de 91,1 %. Com base nas sugestões realizou-se a adequação da tecnologia. Conclusão: A tecnologia produzida foi validada e com a adequação se constituir um dispositivo adequado para mediar o agir educativo do enfermeiro.

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1.
Bechtlufft PAZ JM. Educational technology about living better with cardiac insufficiency: validation study / Tecnologia educacional sobre viver melhor com insuficiência cardíaca: estudo de validação. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 13º de maio de 2021 [citado 22º de maio de 2022];13:428-33. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7140
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Josiane Martins Bechtlufft PAZ, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO

Enfermeira Residente do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Pós-Graduada em Terapia Intensiva Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. RJ. Brasil.

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