Self-care of users with diabetes mellitus entered into a program of capillary blood glucose self-monitoring / Autocuidado de usuários com diabetes mellitus inseridos em um programa de automonitorização da glicemia capilar

Main Article Content

Juliana de Oliveira Pimentel
http://orcid.org/0000-0002-5977-7856
Ivânia Maria dos Santos
http://orcid.org/0000-0002-6764-9539
Augusto Cesar Barreto Neto
Valesca Patriota de Souza
http://orcid.org/0000-0002-2909-9409

Resumo

Objetivo: Avaliar o desempenho das atividades de autocuidado de usuários com diabetes mellitus inseridos em um programa de automonitorização da glicemia capilar no domicílio. Método: Estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado no domicílio de usuários com diabetes mellitus que realizam a automonitorização da glicemia capilar, totalizando uma amostra de 279 usuários. Na avaliação das atividades de autocuidado utilizou-se o Questionário de Atividades de Autocuidado com o Diabetes, e para coleta dos dados sociodemográficos e clínico foi aplicado um roteiro sistematizado. Resultados: Os dados revelaram que as dimensões alimentação específica, atividade física e monitorização glicêmica demostra comportamento de autocuidado não desejável, enquanto adesão medicamentosa apresentou o melhor comportamento de autocuidado desejável. Conclusão: Os usuários com diabetes mellitus que realizam a automonitorização da glicemia capilar no domicílio necessitam de um acompanhamento específico, acrescido de práticas educativas contínuas que estimulem a participação efetiva nas atividades de autocuidado.




 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Pimentel J de O, Santos IM dos, Barreto Neto AC, Souza VP de. Self-care of users with diabetes mellitus entered into a program of capillary blood glucose self-monitoring / Autocuidado de usuários com diabetes mellitus inseridos em um programa de automonitorização da glicemia capilar. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 9º de junho de 2021 [citado 29º de novembro de 2021];13:737-43. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7985
Seção
Research
Biografia do Autor

Juliana de Oliveira Pimentel, Universidade Federal de Pernambuco

Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Vitória de Santo Antão (PE), Brasil.

Ivânia Maria dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Vitória de Santo Antão (PE), Brasil.

Augusto Cesar Barreto Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeiro. Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor Adjunto II do Núcleo de Enfermagem na Universidade Federal de Pernambuco. Vitória de Santo Antão (PE), Brasil.

Valesca Patriota de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Professora Assistente no Núcleo de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Plum Analytics