The Difficult Daily Life of Heart Failure Bearing Patients / O difícil cotidiano dos pacientes com insuficiência cardíaca

Autores

  • Thereza Cristina Terra de Oliveira de Abreu e Souza Universidade Federal Fluminense
  • Dayse Mary da Silva Correia Universidade Federal Fluminense
  • Daiana Cordeiro Nascimento Universidade Federal Fluminense
  • Barbara Pompeu Christovam Universidade Federal Fluminense
  • Deyse Conceição Santoro Batista Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Carla Dantas Cavalcanti Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i5.1340-1346

Palavras-chave:

Insuficiência Cardíaca, Enfermagem, Autocuidado

Resumo

Objetivo: analisar as principais limitações relatadas por pacientes com insuficiência cardíaca. Método: análise secundária de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com 15 pacientes portadores de insuficiência cardíaca no período de março a julho de 2011, dentre os 167 em atendimento ambulatorial. A coleta de dados primários deu-se a partir de uma entrevista semi-estruturada, com posterior análise de Bardin, e para presente análise secundária foi utilizada como estratégia a interpretação retrospectiva. Resultados: predominância do sexo feminino (73,3%); ensino fundamental incompleto (80,2%); hipertensos (80,2%); dislipidêmicos (53,4%); diabéticos (33,3%). Quanto às limitações no cotidiano, destacam-se: deambulação prejudicada, padrão de sono precário, fadiga, dispneia, perda de autonomia, dependência de terceiros, padrão de sono precário, baixa frequência da atividade sexual. Conclusão: na insuficiência cardíaca, uma doença crônica, é fundamental que o enfermeiro busque por orientações e estratégias, as quais possam desenvolver a capacidade de  autocuidado, prevenção e promoção da saúde.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thereza Cristina Terra de Oliveira de Abreu e Souza, Universidade Federal Fluminense

Graduada e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2011). Possui Especialização em Cardiologia para o Enfermeiro pela Universidade Estácio de Sá (2014); e em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (2015). Tem experiência como Enfermeira Assistencial em Unidade Coronariana e Supervisão em áreas afins. Membro do Grupo de Enfermagem e Pesquisa em Hipertensão Arterial Sistêmica (GEPHAS/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Insuficiência Cardíaca: da molécula à população. Atualmente é enfermeira assistencial de sala Vermelha e Classificação de Risco em unidades de Emergência. Em ambos locais há grande demanda de pacientes com eventos cardiológicos, como: Insuficiência Cardíaca Descompensada, Edema Agudo de Pulmão, Infarto Agudo do Miocárdio e Crise Hipertensiva.

Dayse Mary da Silva Correia, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense (2014), com período sanduíche na York University/Canada (2013). Graduada e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Gama Filho(1988). Possui Residência em Enfermagem no Programa de Cirurgia Cardiovascular pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992); e Especialização em Administração Hospitalar pela Universidade Grande Rio(2000). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Com Aperfeiçoamento na University of Miami Hospital (1997); na Clinical Observation Heart Function Clinic, e Faculties of Nursing and Pre-Health Sciences, no Canadá (2013) .Tem experiência como Gerente de Enfermagem ;Coordenadora de Unidade; Enfermeira intensivista ,cardiológica e de educação permanente. Na Universidade Federal Fluminense (UFF) é Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração; Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências do Cuidado em Saúde;Membro Titular do Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina; Pesquisadora e Líder do Grupo de Enfermagem e Pesquisa em Hipertensão Arterial Sistêmica (GEPHAS_UFF) do CNPq . Atua no Ensino e Pesquisa de Enfermagem , principalmente, nos seguintes temas: fundamentos de enfermagem, tecnologia educacional, consulta de enfermagem, doenças cardiovasculares,insuficiência cardíaca, hipertensão arterial sistêmica, e fatores de risco cardiovascular na atenção primária.

Daiana Cordeiro Nascimento, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Barbara Pompeu Christovam, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1987), Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery (2009). Encontra-se desenvolvendo pesquisas voltadas ao desenvolvimento de conceito de Gerência do Cuidado de Enfermagem em Serviços de Saúde e Gerência do Cuidado com a Pele e em Lesões Cutâneas, bem como pesquisa de desenvolvimento tecnológico com financiamento da FAPERJ voltada para o Gerenciamento de Segurança Sanitária nos Serviços de Saúde - Monitoramento e Avaliação de Produtos para a Saúde. Atualmente é professora adjunta da Área de Administração em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial e do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde da EEAAC/UFF, Diretora do Centro de Atenção e Investigação em Tuberculose e Doenças Pulmonares Profº Mazzine Bueno da UFF, Coordena o Curso de Especialização em Gerência dos Serviços de Enfermagem da EEAAC/UFF, Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Cidadania e Gerência na Enfermagem. Atua como Assessora Técnica do Departamento de Suprimentos da Fundação Municipal de Saúde de Niterói. Implantou a Comissão Permanente de Padronização e Avaliação de Materiais Médico-Hospitalares e Ambulatoriais da Fundação Municipal de Saúde do município de Niterói - RJ e no Hospital Universitário Antonio Pedro/UFF. Terceira Coordenadora Geral da Rede Internacional de Gestão do Cuidado da OPS/OMS. Tem experiência de assessoria e consultoria na área de Gestão de Serviços e Processos, com ênfase na Gerência de Serviços de Saúde e de Enfermagem e na Gestão de Materiais Pós-Comercialização. Áreas temáticas de interesse: gerência do cuidado de enfermagem e de saúde na atenção básica e hospitalar, gestão de materiais com ênfase em tecnovigilância, análise de custos, educação em saúde, lesões cutâneas, indicadores de saúde e de gestão, ensino de enfermagem, saúde do trabalhador e gerenciamento de segurança sanitária.

Deyse Conceição Santoro Batista, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e pós-doutorado em Enfermagem pela USP (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Cardiointensiva e Atendimento Pré-Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, assistência de enfermagem, cuidado de enfermagem, enfermagem cardiovascular, enfermagem em emergência, atendimento pré-hospitalar e enfermagem em terapia intensiva. Recebeu o título de Notório Saber pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Cardiovascular. Coordenadora local da UFRJ do SIG Enfermagem Intensivista e Alta Complexidade pela RUTE/MCT. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem Cardiovascular-SOBENC.

Ana Carla Dantas Cavalcanti, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação (1995), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ) e Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFRGS (PNPD/CAPES-2014). Fez Residência no Programa de Enfermagem em Cirurgia Cardiovascular do Hospital Univerítário Pedro Ernesto/UERJ (1998) e é especialista em Docência do Ensino Superior pela UNESA/RJ (2005). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração (MFE) da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF); Professora do Corpo Permanente dos Programas de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial (MPEA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Cuidado (PACCS) da EEAAC/UFF e Colaboradora Externa do Programa de Ciências Cardiovasculares da Faculdade de Medicina/UFF. Atua na pesquisa, extensão e ensino do processo do cuidar de enfermagem ao cliente com distúrbios cardiovasculares. É líder do Grupo de Estudos de Sistematização da Assistência de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (GESAE_UFF) e Coordenadora da Clínica de Insuficiência Cardíaca Coração Valente/UFF.

Referências

-Manual de prevenção cardiovascular / [editores Ricardo Mourilhe Rocha, Wolney de Andrade Martins]. --1. ed. -- São Paulo: Planmark; Rio de Janeiro: SOCERJ - Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, 2017. Disponível em : https://socerj.org.br/wpcontent/uploads/2017/05/Manual_de_Prevencao_Cardiovascular_SOCERJ.pdf

-Andrade JP, Piva e Mattos LA, Carvalho AC, Machado CA, Oliveira GMM. Programa Nacional de Qualificação de Médicos na Prevenção e Atenção Integral as Doenças Cardiovasculares. Arq Bras Cardiol. 2013; 100(3): 203-11. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abc/v100n3/v100n3a01.pdf

-Bocchi EA, Marcondes-Braga FG, Ayub-Ferreira SM, Rohde LE, Oliveira WA, Almeida DR, et al. Sociedade Brasileira de Cardiologia. III Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica. Arq Bras Cardiol. 2009;93(1 supl.1):3-70. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abc/v93n1s1/abc93_1s1.pdf

- Bocchi EA; Arias A; Verdejo H; Diez M; Gómez E; Castro P, Interamerican Society of Cardiology. The reality of Heart Failure in Latin America. J Am Coll Cardiol. 2013;62(11):949-58. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0735109713025278?via%3Dihub

https://doi.org/10.1016/j.jacc.2013.06.013

PMid:23850910

- Silva AF, Cavalcanti ACD, Malta M, Arruda CS, Gandin T, Fé A et al. Adesão ao tratamento em pacientes com insuficiência cardíaca acompanhados por enfermeiras em duas clínicas especializadas. Rev Latino-Am Enf. 2015; 23 (5): 888-94. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/106155/104814

- Bub MBG, Medrano C, Silva CD, Wink S, Liss P, Santos EKA. A noção de cuidado de si mesmo e o conceito de autocuidado na enfermagem. Texto contexto - enferm; 2006;15:152-7. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v15nspe/v15nspea18.pdf

https://doi.org/10.1590/S0104-07072006000500018

- Conceição AP, Santos MA, Santos B, Cruz DALM. Autocuidado de pacientes com insuficiência cardíaca. Rev Latino-Am Enfermagem. 2015;23(4):578-86. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v23n4/pt_0104-1169-rlae-23-04-00578.pdf

https://doi.org/10.1590/0104-1169.0288.2591

PMid:26444158 PMCid:PMC4623719

- Boisvert S, Proulx-Belhumeur A, Gonçalves N, Doré M, Francoeur J, et al. Revisão integrativa sobre intervenções de enfermagem voltadas para a promoção do auto-cuidado entre pacientes portadores de insuficiência cardíaca. Rev Latino- Am Enfermagem. 2015;23(4):753-68. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v23n4/pt_0104-1169-rlae-23-04-00753.pdf

https://doi.org/10.1590/0104-1169.0370.2612

PMid:26444179 PMCid:PMC4623739

- Oliveira TCT, Correia DMS, Cavalcanti ACD. O impacto da insuficiência cardíaca no cotidiano: Percepção do paciente em acompanhamento ambulatorial. Rev Enferm UFPE on line.2013;7(6):4497-504. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/11692/13887

- Bardin L. Análise das relações. In: Análise de conteúdo. Lisboa - Portugal: Edições 70, 1979 (Coleção Persona). p. 197 - 203.

- Xavier SO, Ferreti-Rebustini REL, Santana- Santos E, Luchessi PAO, Hohl KG. Insuficiência Cardíaca como preditor de dependência funcional em idosos hospitalizados. Rev Esc Enferm USP.2015;49(5):790-6. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v49n5/pt_0080-6234-reeusp-49-05-0790.pdf

- Sayers SJ et al. Social Support and Self Care of patients with Heart Failure. Annals Behavioral Medicine, United Kingdom. 2008; 35(1):71-9. Disponível em: https://academic.oup.com/abm/articleabstract/35/1/70/4430758?redirectedFrom=fulltext

https://doi.org/10.1007/s12160-007-9003-x

PMid:18347906

- Alvarez JS, Goldraich LA, Nunes AH, Zandavalli MCB, Zandavalli RB, Belli KC et al. Associação entre espiritualidade e adesão ao tratamento em pacientes ambulatoriais com insuficiência cardíaca. Arq Bras Cardiol. 2016; 106(6): 491-501.Disponível em http://www.scielo.br/pdf/abc/2016nahead/pt_0066-782X-abc-20160076.pdf

- Medeiros J, Medeiros CA. Avaliação do autocuidado nos portadores de insuficiência cardíaca. Cogitare Enferm. 2017;22(3):e51082. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/51082

https://doi.org/10.5380/ce.v22i3.51082

- Adams KF Jr, Fonarow GC, Emerman CL, LeJemtel TH, Costanzo MR, Abraham WT, ADHERE Scientific Advisory Committee and Investigators. Characteristics and outcomes of patients hospitalized for heart failure in the United States: rationale, design, and preliminary observations from the first 100.000 cases in the Acute Decompensated Heart Failure National Registry (ADHERE). Am Heart J. 2005;149(2):209‑16. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15846257

https://doi.org/10.1016/j.ahj.2004.08.005

PMid:15846257

- Carvalho LA, Rattes C, Brandão DC, Andrade AD. Eficácia do suporte ventilatório não invasivo no incremento da tolerância ao exercício em pacientes com insuficiência cardíaca: uma revisão sistemática. Fisioter Pesq. 2015;22(1):3-10. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/fp/v22n1/1809-2950-fp-22-01-00003.pdf

- Aliti GB, Linhares JCC, Linch GFC, Ruschel KB, Rabelo ER. Sinais e sintomas de pacientes com insuficiência cardíaca descompensada: inferência dos diagnósticos de enfermagem prioritários. Rev. Gaúcha Enferm. (Online). 2011; 32( 3 ): 590-95. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472011000300022

https://doi.org/10.1590/S1983-14472011000300022

PMid:22165408

- Fin A, Cruz DALM. Características da Fadiga em pacientes com insuficiência cardíaca: revisão de literatura. Rev Latino - Am Enfermagem. 2009;17(4). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v17n4/pt_19

- Araujo AA, Nobrega MML, Garcia TR. Diagnósticos e intervenções de enfermagem para pacientes portadores de insuficiência cardíaca congestiva utilizando a CIPE®. Rev Esc Enferm USP 2013;47(2):385-92. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000200016

https://doi.org/10.1590/S0080-62342013000200016

PMid:23743905

- Santos, MA. Cruz DALM, Barbosa RL. Fatores associados ao padrão de sono de pacientes com insuficiência cardíaca. Rev Esc Enferm USP. 2011; 45(5):1105-102. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-62342011000500011&script=sci_abstract&tlng=pt

https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000500011

PMid:22031370

- Lacerda MS, Cirelli MA, Barros ALBL, Lopes JL. Ansiedade, estresse e depressão de familiares de pacientes com insuficiência cardiaca. Rev Esc Enferm USP. 2017;51:e03211. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-62342017000100403&script=sci_arttext&tlng=pt

Freitas MTS, Puschel VAA. Insuficiência Cardíaca: expressões do conhecimento das pessoas sobre a doença. Rev Esc Enferm USP. 2013;47(4):922-9. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-62342013000400922&script=sci_abstract

https://doi.org/10.1590/S0080-623420130000400021

PMid:24310691

- Stein R, Hohmann CB. Atividade sexual e coração. Arq Bras Cardiol. 2006; 86(1):61-7. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2006000100010

https://doi.org/10.1590/S0066-782X2006000100010

PMid:16491211

- Branca SBP, Coelho DMM, Costa AVV, Nascimento CRO, Sousa ESD. Abordagem do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família sobre a sexualidade do idoso. Rev Enferm UFPE on line. 2012;6(5):994-9. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/7162/6463

-Pereira FAC. A utilização de escalas para avaliar o autocuidado na insuficiência cardíaca: revisão sistemática de literatura. Revista Estação Científica. 2014;(11):1-14. Disponível em: http://portal.estacio.br/media/4452/artigo-07-fernanda-%C3%A1vila-da-costa-pereira.pdf

Publicado

2019-10-04

Como Citar

1.
Abreu e Souza TCT de O de, Correia DM da S, Nascimento DC, Christovam BP, Batista DCS, Cavalcanti ACD. The Difficult Daily Life of Heart Failure Bearing Patients / O difícil cotidiano dos pacientes com insuficiência cardíaca. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2019 [citado 28º de março de 2024];11(5):1340-6. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8060

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics