Congenital syphilis: an integrative research / Sífilis congênita: uma pesquisa integrativa
Main Article Content
Resumo
Objetivo: identificar na produção científica o que tem sido produzido sobre a Sífilis Congênita. Metodologia: Pesquisa bibliográfica do tipo integrativa. Foram percorridas as etapas: identificação do tema e seleção da questão de pesquisa, busca nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde, onde elencou-se a Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, e do Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica, tendo como descritor sífilis congênita, estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão, avaliação e interpretação dos estudos selecionados. Resultados: Na Biblioteca Virtual de Saúde foram selecionados sete estudos nos dois últimos anos. Conclusão: O tema sífilis congênita é abrangente no âmbito mundial. Existe muito material publicado sobre sua incidência e prevalência, mas, pouca publicação sobre prevenção.
Downloads
Article Details

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.
Plum Analytics
Referências
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e AIDS. Protocolo para a Prevenção de Transmissão Vertical de HIV e Sífilis. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2007.
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2012.
World Health Organization. Methods for surveillance and monitoring of congenital syphilis elimination within existing systems. Geneva: World Health Organization; 2011.
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico. 2016; 47(35).
Ministério da Saúde (BR). Protocolo de investigação de Transmissão Vertical. Ministério da Saúde; 2014. p.3-6.
Ministério da Saúde (BR). Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde. Série B. Textos Básicos em Saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2011.
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para atenção integral às pessoas com infecções sexualmente transmissíveis. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2015.