Characteristics of the service provided by the mobile urgency service in different brazilian regions / Características do atendimento prestado pelo serviço de atendimento móvel de urgência em diferentes regiões brasileiras

Main Article Content

Paula Buchs Zucatti
Maria Alice Dias da Silva Lima
Daiane Dal Pai
Luccas Melo de Souza
Caroline Cezimbra Hoffmann

Resumo

Objetivo: Caracterizar o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência às demandas dos usuários em diferentes municípios brasileiros. Método: Pesquisa transversal, que utilizou observação sistemática de 49 atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em diferentes regiões brasileiras, entre julho e agosto de 2015. Aplicou-se estatística descritiva e inferencial. Resultados: Predominaram demandas clínicas (42,9%) e atendimentos de Suporte Básico de Vida despachado (65,3%) às residências (40,8%); 71,4% dos usuários foram transportados e 51% encaminhados a unidades de emergência, com registro de 89,8% dos atendimentos. O tempo resposta foi de 12 minutos, sem diferenças entre as regiões, mas menor nas transferências para Unidades de Pronto Atendimento (p < 0,05). A higienização das mãos pelos profissionais foi inexistente em 54,3% atendimentos.  Conclusão: A análise dos atendimentos às demandas dos usuários suscita planejamento da assistência para reorientação da atenção e melhoria da qualidade e segurança.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Buchs Zucatti P, Dias da Silva Lima MA, Dal Pai D, Melo de Souza L, Cezimbra Hoffmann C. Characteristics of the service provided by the mobile urgency service in different brazilian regions / Características do atendimento prestado pelo serviço de atendimento móvel de urgência em diferentes regiões brasileiras. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de junho de 2021 [citado 4º de julho de 2022];13:790-5. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8818
Seção
Research
Biografia do Autor

Paula Buchs Zucatti, Hospital Conceição - Grupo Hospitalar Conceição

Enfermeira. Especialista em Atenção ao Paciente Crítico. Enfermeira assistencial do Centro de Terapia Intensiva, Hospital Conceição, Porto Alegre – RS – Brasil.

Maria Alice Dias da Silva Lima, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS - Brasil.

Daiane Dal Pai, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Escola de Enfermagem e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS - Brasil.

Luccas Melo de Souza, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre - RS - Brasil.

Caroline Cezimbra Hoffmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmica de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de Iniciação Cientifica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS - Brasil.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)