Mapping the use of the child health handbook by parents and professionals: a descriptive study / Mapeamento do uso da caderneta de saúde da criança por pais e profissionais: um estudo descritivo

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Isadora Íris de Almeida Coelho
http://orcid.org/0000-0002-1534-1663
Laura Johanson da Silva
http://orcid.org/0000-0002-4439-9346
Emanuel Pereira dos Santos
http://orcid.org/0000-0003-2454-7572
Isabela de Oliveira Bustamante
http://orcid.org/0000-0003-4779-6248
Luan Cláudio de Oliveira Silva
http://orcid.org/0000-0001-8488-0532
Maria José Pessanha Maciel
http://orcid.org/0000-0003-1092-0911

Resumo

Objetivos: identificar o conhecimento dos pais acerca da Caderneta de Saúde da Criança, mapear o preenchimento da Caderneta pelos profissionais e correlacionar o preenchimento da caderneta com a orientação dos pais pelos profissionais de saúde. Métodos: pesquisa quantitativa descritiva, realizada num hospital universitário, através da aplicação de formulário com 22 pais ou responsáveis e análise através de tabelas, gráficos, estatística descritiva e inferencial. Resultados: 77,3% dos entrevistados alegaram não ter recebido orientação sobre a Caderneta, a maioria das cadernetas não apresentava registro no item de Índice de Massa Corporal tanto como a maioria apresentava preenchimento completo no item de registro de vacinas do calendário básico e as correlações não foram significativas, apresentando independência na maioria. Conclusão: evidenciou-se uma necessidade de orientação dos familiares tanto como capacitação dos profissionais que trabalham com a população infantil e não se verificou dependência entre a maioria das variáveis correlacionadas neste estudo.




 

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Como Citar
1.
Coelho I Íris de A, Silva LJ da, Santos EP dos, Bustamante I de O, Silva LC de O, Maciel MJP. Mapping the use of the child health handbook by parents and professionals: a descriptive study / Mapeamento do uso da caderneta de saúde da criança por pais e profissionais: um estudo descritivo. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 9º de junho de 2021 [citado 29º de novembro de 2021];13:768-73. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9199
Seção
Research
Biografia do Autor

Isadora Íris de Almeida Coelho, UNIRIO

Ingressou no Curso de Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2014). Transferida por ex-officio para a Universidade Federal do Rio de Janeiro-UNIRIO (2016). Interessada nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

 

Laura Johanson da Silva, UNIRIO

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003), Especialista em Enfermagem Pediátrica pela Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ (2005), Mestre em Enfermagem pela UNIRIO (2007) e Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ (2013). Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenação do Núcleo de Pesquisa, Estudos e Experimentação em Enfermagem na Área da Saúde da Mulher e da Criança - NuPPEMC e integrante do Grupo de Estudos em Enfermagem nas áreas perinatal e da mulher no ciclo da vida. Principais trabalhos focam as seguintes temáticas: desenvolvimento infantil, método canguru, família, recém-nascido, prematuridade, aleitamento materno, saúde perinatal e promoção da saúde da criança, cuidado de enfermagem, tecnologia e humanização. orcid: 0000-0002-4439-9346

 

Emanuel Pereira dos Santos, UNIRIO

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(2005), especialização em enfermagem neonatal pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(2007), especialização em enfermagem do trabalho pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá(2012) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(2019). Atualmente é enfermeiro da Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente.

Isabela de Oliveira Bustamante, UNIRIO

Graduação em andamento no Curso de Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuou como Bolsista Voluntária de Extensão pela UNIRIO no projeto: " Extensão na grade curricular dos cursos da Área biomédica: metodologias participativas e integrativas entre Universidade e sociedade" no ano de 2015. Atuou como Bolsista de Incetivo Acadêmico/UNIRIO no projeto: "Trajetória, Desafios e Perspectivas da Vigilância em Saúde: a situação do município do Rio de Janeiro no ano de 2016. Atuou como bolsista do projeto PETGRADUASUS em 2016 e 2017, inserida em uma Clínica da Família do município do Rio de Janeiro. Participou como integrante da Liga Acadêmica de Atenção ao Paciente Imunocomprometido - LAAPI/UNIRIO. Atuou como acadêmica bolsista do Hospital Federal do Servidores do estado em 2018.

Luan Cláudio de Oliveira Silva, UNIRIO

Graduando do curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) desde 2016. Atuando nos seguintes temas: Unidades de terapia intensiva neonatal, Desenvolvimento infantil, Educação em enfermagem e Bioestatística.

 

Maria José Pessanha Maciel, UNIRIO

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Veiga de Almeida (2007). Pós Graduada em Enfermagem do Trabalho pela (UFRJ-2010). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Terapia Intensiva Adulto (Hospital Universitário Pedro Ernesto) e Pediátrico (Hospital da Criança - Prontobaby),onde foi Coordenadora de Enfermagem da Unidade Intermediária (Prontobaby)- Rio de Janeiro. Especializada em enfermagem em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensivista Brasileira (AMIB) com parceria junto a Faculdade Redentor (2015); Coordenadora de Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (2013-2018). Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal (2018) Atualmente está lotada no Hospital Universitário Gafrre e Guinle (HUGG) da Unirio na Unidade Pediátrica.

 

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Referências

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