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Transdisciplinarity and health care models: vision of nursing course students / Transdisciplinaridade e modelos assistenciais de saúde: visão de concluintes do curso de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9609

Palavras-chave:

Estudantes de enfermagem, Educação Superior, Educação em Enfermagem, Modelos de Assistência à Saúde, Saúde Holística

Resumo

Objetivo: Conhecer a visão de discentes concluintes do curso de enfermagem sobre transdisciplinaridade e modelos assistenciais de saúde, como adquiridas nos campos de estágio vivencial. Método: Estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa, em instituição de ensino de Belém, Pará, Brasil. A coleta de dados foi entre agosto a outubro de 2019 com 39 discentes, cursando o último ano do curso. Realizou-se uma entrevista semiestruturada individual, com posterior análise de conteúdo indutiva em seis etapas. Resultados: Emergiram duas categorias “Compreensões acerca da transdisciplinaridade: entre o Ser holístico e a prática assistencial” denotando visões heterogêneas sobre transdisciplinaridade; e “A aplicação dos modelos de atenção à saúde nas práticas assistenciais”. Conclusão: Parte dos concluintes compreende os conceitos de transdisciplinaridade, outros fazem uma bricolagem de conceitos aprendidos. Quanto aos modelos assistenciais o Modelo Biomédico é o mais vivenciado nas práticas.

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Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos de Araújo, Faculdade Integrada Brasil Amazônia

Graduada em enfermagem pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia. Enfermeira no Hospital Maternidade Saúde da Criança.

Ana Paula de Brito Oliveira, Faculdade Integrada Brasil Amazônia

Cientista social pela Universidade Federal do Pará. Graduada em Enfermagem pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA).

Ingrid Cristina Ribeiro do Rosário, Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA).

Graduada em Enfermagem pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA).

Sônia Cristina de Albuquerque Vieira, Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA).

Cientista Social pela Universidade Federal do Pará. Doutora em Ciências Sociais, ênfase em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Thayse Moraes de Moraes, Universidade Fedarl do Pará.

Enfermeira. Doutoranda em Doenças Tropicais pelo Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará.

Antonio Jorge Silva Correa Júnior, Universidade Federal do Pará.

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará, Pesquisador independente.

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Publicado

2021-06-09

Versões

Como Citar

1.
Araújo AP dos S de, Oliveira AP de B, Rosário ICR do, Vieira SC de A, Moraes TM de, Correa Júnior AJS. Transdisciplinarity and health care models: vision of nursing course students / Transdisciplinaridade e modelos assistenciais de saúde: visão de concluintes do curso de enfermagem. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 9º de junho de 2021 [citado 20º de abril de 2024];13:893-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9609

Edição

Seção

Artigo Original

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