Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-06-10. Leia a versão mais recente.

Empowering nurses in angola: the transformative outcome of training pioneer heroes / Empoderando enfermeiros em angola: as transformações resultantes da educação de heróis pioneiros

Autores

  • Isabel Amelia Costa Mendes Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP
  • Carla Aparecida Arena Ventura
  • Leila Maria Marchi-Alves
  • Ítalo Rodolfo Silva
  • Simone Godoy
  • Emerson Willian Santos Almeida

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.11124

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde global, Cooperação internacional, Colaboração, Recursos humanos, Enfermeiro

Resumo

Objetivo: Revisitar a história de cooperação de dois países de língua portuguesa, que resultou na formação dos primeiros enfermeiros de Angola ; Caracterizar os alunos angolanos que participaram do acordo de cooperação ; Identificar suas perspectivas e sentimentos ao final do programa, as influências da educação recebida, motivações para continuarem estudando e satisfação no trabalho. Método: estudo exploratório conduzido com alunos angolanos que graduados em Escola de Enfermagem pública do Brasil. Os dados foram coletados por meio de questionário desenvolvido pelos pesquisadores,  culturalmente validado com dois especialistas enfermeiros de Angola. Resultados: os esforços, desafios e realizações de heróis de ambos os lados do Atlântico são reconhecidos e se refletem na realidade social do país africano. Conclusão: Acordos de cooperação são recomendados como um caminho para a sustentabilidade das políticas de saúde a partir de uma perspectiva global.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Amelia Costa Mendes, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP

Isabel Amélia Costa MendesProfessora Emérita, Titular Sênior Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão PretoCentro Colaborador OMS para Pesquisa em Enfermagem, BrasilCoordenadora GT Nursing Now BrasilCoordenadora RedEDIT http://lattes.cnpq.br/6510312571379213
https://orcid.org/0000-0002-0704-4319Web of Science ResearcherID - J-7966-2012Scopus ID: 7005722973

Referências

Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Processo n° 1991.1.00283.22.6. Convênio de Cooperação Internacional entre Universidade de São Paulo e Ministério da Saúde da República Popular de Angola; 1998.

WHO. The state of health in the WHO African Region: an analysis of the status of health, health services and health systems in the context of the Sustainable Development Goals. Brazzaville: WHO Regional Office for Africa; 2018. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.

WHO. Africa Human Development Report 2016. Accelerating Gender Equality and Women’s Empowerment in Africa; 2016.

Clarence-Smith WG, Thornton JK. Angola. 2020. [acesso em 25 maio 2020]. Disponível em: https://www.britannica.com/place/Angola

UNDP. Human Development Indices and Indicators 2018 Statistical Update; 2018.

UNICEF. Levels & Trends in Child Mortality. Report 2019 Estimates developed by the UN Inter-agency Group for Child Mortality Estimation; 2019.

Gile PP, Buljac-Samardzic M, Klundert JV. The effect of human resource management on performance in hospitals in Sub-Saharan Africa: a systematic literature review. Hum Resour Health, 2018; 16(34). https://doi.org/10.1186/s12960-018-0298-4

Cometto G, Buchan J, Dussault G. Developing the health workforce for universal health coverage, Bulletin of the World Health Organization, 2020; 98 (2): 109-116; doi: http://dx.doi.org/10.2471/BLT.19.234138

Macaia D, Lapão LV. The current situation of human resources for health in the province of Cabinda in Angola: is it a limitation to provide universal access to healthcare? Hum Resour Health, 2017;15(1):88. doi: 10.1186/s12960-017-0255-7.

WHO. Nursing and midwifery personnel (per 10 000 population). World Health Data Platform /GHO /Indicators. The global health observatory.2018. [acesso

em 25 maio 2020]. Disponível em: https://www.who.int/data/gho/data/indicators/indicator-details/GHO/nursing-and-midwifery-personnel-(per-10-000-population).

WHO. State of the world's nursing 2020: investing in education, jobs and leadership.

Geneva: World Health Organization; 2020. [acesso

em 26 maio 2020]. Disponível em: file:///C:/Users/gepecopen/Downloads/9789240003279-eng%20(1).pdf

Markaki A, Moss J, Shorten A, Selleck C, Loan L, McLain R et al. Strengthening universal health: development of a nursing and midwifery education quality improvement toolkit. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2019;27:e3188. [Access maio 25 2020]; Available in: https://www.scielo.br/pdf/rlae/v27/pt_0104-1169-rlae-27-e3188.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.3229.3188.

Blaauw D, Ditlopo P, Rispel LC. Nursing education reform in South Africa-lessons from a policy analysis study. Glob Health Action, 2014; 7: 26401. doi.org/10.3402/gha.v7.26401

Darbyshire P. Nursing heroism in the 21st Century. BMC Nursing; 2011, 10, 4.

FIOCRUZ/COFEN. Relatório final da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil - FIOCRUZ/COFEN, Rio de Janeiro, 28 (I) – Brasil; 2017.

Fávero N, Scatena MCM, Vendrúsculo DMS. Cooperação técnica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo na formação de profissionais de enfermagem para a República Popular de Angola. Rev. Latino Am. Enf; 1996, 4, 215-223.

Crettenden I, Poz MD, Buchan J. Right time, right place: improving access to health service through effective retention and distribution of health workers. Hum Resour Health, 2013; 11: 60. doi: 10.1186/1478-4491-11-60.

Horwitz S. The nurse in the university: a history of university education for South African nurses: a case study of the university of the Witwatersrand. Nurs Res Pract, 2011: 813270. doi: 10.1155/2011/813270.

Marchi-Alves LM, Ventura CA, Trevizan MA, Mazzo A, Godoy S, Mendes IA. Challenges for nursing education in Angola: the perception of nurse leaders affiliated with professional education institutions. Hum Resour Health, 2013; 11:33. doi: 10.1186/1478-4491-11-33

World Health Organization. Global strategy on human resources for health: workforce 2030. 2016. [Access 25 maio 2020]; Available in: https://www.who.int/hrh/resources/global_strategy_workforce2030_14_print.pdf?ua=1

Dorigan GH, Guirardello EB. Ambiente da prática, satisfação e clima de segurança: percepção dos enfermeiros. Acta paul. enferm. [Internet]. 2017 Apr [cited 2020 May 26] ; 30( 2 ): 129-135. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000200129&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700021.

Liu Y, Aungsuroch Y, Yunibhand J. Job satisfaction in nursing: a concept analysis study. Int Nurs Rev, 2015; 63 (1). https://doi.org/10.1111/inr.12215

Mendes IAC, Marchi-Alves LM, Mazzo A, Nogueira MS, Trevizan MA, Godoy S, Bistafa Pereira MJ, Gaioli CCLO, Ventura CA. Healthcare context and nursing workforce in a main city of Angola. Int Nurs Rev, 2013; 60(1):37-44. DOI: 10.1111/j.1466-7657.2012.01039.x

Nogueira ALG, Munari DB, Ribeiro LCM, Bezerra ALQ, Chaves LDP. Nurses expectations about the succession of leaders in the hospital context. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2019; 27:e3178. [Access 25 maio 2020]; Available in: https://www.scielo.br/pdf/rlae/v27/0104-1169-rlae-27-e3178.pdf. DOI: http://dx.doi.org/DOI: 10.1590/1518-8345.2833.3178.

Salvage J, White J. Nursing leadership and health policy: everybody business.

Int Nurs Rev, 2019; 66 (2). https://doi.org/10.1111/inr.12523

Turale S,Kunaviktikul W.The contribution of nurses to health policy abd advocacy requires leaders to provide training and menthorship. Int Nurs Rev, 2019; 66 (3). https://doi.org/10.1111/inr.12550

Abel SE, Mellissa H, Swartz MJ, Madigan EA. Empowerment of front-line leaders in an online learning certificate programme. J Nurs Manag, 2020; 28:359-367. doi.org/10.1111/jonm.12933

Mendes IAC, Ventura CAA. Nursing protagonism in the UN goals for the people's health. Rev. Latino-Am.Enfermagem, 2017; 25:e2864. doi: 10.1590/1518-8345.0000.2864

Publicado

2021-06-10

Versões

Como Citar

1.
Mendes IAC, Ventura CAA, Marchi-Alves LM, Silva Ítalo R, Godoy S, Almeida EWS. Empowering nurses in angola: the transformative outcome of training pioneer heroes / Empoderando enfermeiros em angola: as transformações resultantes da educação de heróis pioneiros. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de junho de 2021 [citado 28º de março de 2024];13:1102-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11124

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics