WOMEN AND TRADITIONAL MIDWIVES: CARE PRACTICES DURING THE PROCESS OF LABOR AND BIRTH AT HOME

Autores

  • Camila Meira Barbosa UFPB
  • Maria Djair Dias Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Socorro Sousa Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Márcia Rique Caricio Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Paula Dantas Silva Medeiros Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i1.3206-3220

Palavras-chave:

Parto domiciliar, mulher, cuidado.

Resumo

 RESUMO

OBJETIVO: Discutir as práticas de cuidado mais comuns referidas pelas mulheres assistidas pelas parteiras tradicionais em domicílio.

MÉTODOS: Esta é uma pesquisa qualitativa que utilizou como metodologia a História Oral Temática – HOT.

RESULTADOS: Revelam que na experiência destas colaboradoras assistidas pelas parteiras tradicionais existem os sentimentos de segurança, amparo, em que o ambiente familiar proporciona conforto e tranqüilidade para as gestantes, além da autonomia em escolher a forma de ganhar seu filho, uma vez que elas assumem seus papéis como protagonistas deste processo.

CONCLUSÃO: Logo, percebemos a necessidade de agregar o saber científico com o popular, aliando a tecnologia à experiência do vivido, contribuindo para uma reflexão em busca de novos sentidos e significados neste momento tão especial de dar à luz.

DESCRITORES: Parto domiciliar, mulher, cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Meira Barbosa, UFPB

Enfermeira do Hospital João XXIII, graduada pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB, Especialista em Saúde da Família pelas Faculdades Integradas de Patos-FIP.

Maria Djair Dias, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública e Psiquiatria do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba

Maria Socorro Sousa Silva, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Professora Mestre do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública e Psiquiatria do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba.

Márcia Rique Caricio, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Mestre pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


Ana Paula Dantas Silva Medeiros, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB, graduada em enfermagem pela Faculdade Nova Esperança- FACENE, Especialista em Auditoria em Saúde pela FASP. 


Downloads

Publicado

2013-01-03

Como Citar

1.
Barbosa CM, Dias MD, Silva MSS, Caricio MR, Medeiros APDS. WOMEN AND TRADITIONAL MIDWIVES: CARE PRACTICES DURING THE PROCESS OF LABOR AND BIRTH AT HOME. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 3º de janeiro de 2013 [citado 18º de abril de 2024];5(1):3206-20. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1893

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics