Perfil epidemiológico da mortalidade materna por hipertensão: análise situacional de um estado nordestino entre 2004-2013 Epidemiological profile of maternal mortality due to hypertension: situational analysis of a northeastern state between 2004 and 2013

Autores

  • Gesiane Tenório Pereira Universidade Federal de Alagoas
  • Amuzza Aylla Pereira dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Jovânia Marques de Oliveira e Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Patricia de Carvalho Nagliate Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.653-658

Palavras-chave:

hipertensão, gestação, cuidados de enfermagem, mortalidade materna.

Resumo

Objetivou-se conhecer o perfil epidemiológico da mortalidade materna por síndromes hipertensivas gestacionais no estado de Alagoas no período compreendido entre 2004 e 2013. Trata-se de um estudo com delineamento epidemiológico, descritivo, documental, transversal e abordagem quantitativa de uma série histórica no período de 2004 a 2013 em um estado do Nordeste. Os dados foram coletados através da base de dados da Secretaria Estadual de Saúde do estado de Alagoas. Observou-se um número maior de óbitos maternos declarados por síndromes hipertensivas gestacionais no ano de 2006, na faixa etária entre 20 e 39 anos, por hipertensão materna com causa não específica. As síndromes hipertensivas gestacionais são consideradas importantes complicações do ciclo gravídico-puerperal, sendo uma das principais causas de morbimortalidade materna e perinatal, merecendo atenção especial por parte dos profissionais da saúde ligados à área materno-infantil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gesiane Tenório Pereira, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmica de Enfermagem da Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas (ESENFAR/UFAL).

Amuzza Aylla Pereira dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Ciências da Saúde. Docente da Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas(ESENFAR/UFAL).

Jovânia Marques de Oliveira e Silva, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Docente da Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas(ESENFAR/UFAL).

Patricia de Carvalho Nagliate, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Enfermagem fundamental. Docente da Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas(ESENFAR/UFAL).

Publicado

2017-07-11

Como Citar

1.
Pereira GT, Santos AAP dos, Silva JM de O e, Nagliate P de C. Perfil epidemiológico da mortalidade materna por hipertensão: análise situacional de um estado nordestino entre 2004-2013 Epidemiological profile of maternal mortality due to hypertension: situational analysis of a northeastern state between 2004 and 2013. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de julho de 2017 [citado 28º de março de 2024];9(3):653-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5526

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics