National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8001

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Enfermagem, Ensino, Sistema Único de Saúde, Saúde.

Resumo

Objetivo: descrever implicações e desafios das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, determinadas pelo Conselho Nacional de Educação do Brasil, ante a formação profissional em Enfermagem, que repercutem no desenvolvimento da proposta pedagógica das Instituições de Ensino Superior brasileiras. Método: Trata-se de uma reflexão teórica fundamentada em publicações científicas, a partir de 2001, ano de promulgação das diretrizes até 2017. Resultados: Identificou-se que conteúdos das Diretrizes Curriculares, como a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, a pedagogia das competências e do aprender a aprender estão reproduzidos nos manuscritos que versam sobre os Projetos Pedagógicos de Cursos. Conclusão: As Diretrizes estão representadas nos Projetos Pedagógicos, entretanto, ainda faz-se necessário converter suas potencialidades na formação profissional de enfermeiros, com ênfase nos princípios do Sistema Único de Saúde e nas necessidades sociais e de saúde da população.

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Biografia do Autor

Ana Caroline Pereira Martins, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, graduada pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros - Minas Gerais - Brasil

Maria Aparecida Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Doutora em Ciências, Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros
(UNIMONTES), Montes Claros- Minas Gerais - Brasil

Cassio de Almeida Lima, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro. Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros- Minas Gerais - Brasil.

Edvane Birelo Lopes de Domenico, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo (SP) - Brasil.

 

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Pereira Martins AC, Vieira MA, de Almeida Lima C, Birelo Lopes de Domenico E. National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 28º de março de 2024];12:1099-104. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8001

Edição

Seção

Revião

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