NURSES’ ACTIONS IN CARE MANAGEMENT FOR THE PREVENTION OF PRESSURE ULCERS IN INTENSIVE CARE UNIT

Autores

  • Emanoeli Agnes Stein Universidade Federal de Santa Maria
  • José Luís Guedes dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aline Lima Pestana Universidade Federal de Santa Catarina
  • Soeli Terezinha Guerra Universidade Federal de Santa Maria
  • Adelina Giacomelli Prochnow Universidade Federal de Santa Maria
  • Alacoque Lorenzini Erdmann Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2605-2612

Palavras-chave:

úlcera por pressão, cuidados de enfermagem, unidades de terapia intensiva, cuidados intensivos.

Resumo

Objetivo: identificar as ações de prevenção de Úlceras por Pressão UP utilizadas pelos enfermeiros na gerência do cuidado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Método: estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa realizado na UTI de um hospital universitário da região Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com oito enfermeiros e analisados mediante análise temática. Resultados: as principais estratégias preventivas referidas pelos enfermeiros foram mudança de decúbito, exame físico diário da pele, hidratação da pele, uso de coxins, suporte nutricional, uso de colchão piramidal e realização de massagens de conforto. Conclusão: os enfermeiros reconheçam a importância dessas estratégias, no entanto a sobrecarga de atividades, o estado crítico dos pacientes e o alto índice de absenteísmo dificultam, muitas vezes, que elas sejam implementadas no contexto investigado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanoeli Agnes Stein, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

José Luís Guedes dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Enfermagem e Saúde (GEPADES). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Florianópolis, SC, Brasil.

Aline Lima Pestana, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista CNPq, Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração, e Gerência do Cuidado e Gestão Educacional em Enfermagem e Saúde – GEPADES, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Soeli Terezinha Guerra, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Diretora de Enfermagem do Hospital Universitário de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Adelina Giacomelli Prochnow, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Alacoque Lorenzini Erdmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Filosofia de Enfermagem, Professora Titular do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFSC, Pesquisadora 1A do CNPq, Acadêmica da ABAH, Líder do GEPADES, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-08-23

Como Citar

1.
Stein EA, Santos JLG dos, Pestana AL, Guerra ST, Prochnow AG, Erdmann AL. NURSES’ ACTIONS IN CARE MANAGEMENT FOR THE PREVENTION OF PRESSURE ULCERS IN INTENSIVE CARE UNIT. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 23º de agosto de 2012 [citado 28º de março de 2024];4(3):2605-12. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1606

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics