Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.10547

Palavras-chave:

Esgotamento psicológico, Enfermagem, Estudantes de enfermagem, Saúde mental, Universidade.

Resumo

Objetivo: determinar a prevalência de Síndrome de Burnout em estudantes de graduação da área da saúde, em especial do curso de Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. Método: trata-se de estudo quantitativo, descritivo por meio da aplicação de dois questionários: um sociodemográfico e educacional e o Maslach Burnout Inventory – Students Survey. Resultados: participaram 356 estudantes de enfermagem, os quais não apresentaram a Síndrome de Burnout, mas obtiveram índices altos de despersonalização e baixa eficácia acadêmica. Acadêmicos do terceiro ano do curso foram os mais suscetíveis a desenvolver tal patologia. Conclusão: reforça-se a necessidade de novas reflexões e discussões acerca da concepção acadêmica dos estudantes de Enfermagem, em especial os acadêmicos que se encontram na metade do curso.

 

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Biografia do Autor

Roberto Nascimento de Albuquerque, Centro Universitário de Brasília - UniCEUB

Enfermeiro. Mestre e Doutor em Enfermagem pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Centro Universitário de Brasília (CEUB) - Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Amanda Fukuyoshi Barbosa, Centro Universitário de Brasília - UniCEUB

Bacharel em Biomedicina. Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário de Brasília (CEUB) – Brasília, Distrito Federal, Brasil. 

Gabriele Batista Ferreira Pacheco, Centro Universitário de Brasília - UniCEUB

Enfermeira pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB) – Brasília, Distrito Federal, Brasil.

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Publicado

2021-09-22 — Atualizado em 2021-10-27

Versões

Como Citar

1.
Albuquerque RN de, Barbosa AF, Pacheco GBF. Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 27º de outubro de 2021 [citado 28º de março de 2024];13:1596-1602. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10547

Edição

Seção

Artigo Original

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