UNIVERSITY HOSPITAL CRISIS IN BRAZIL

Autores

  • Carlos Alberto Morais de Sá Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.
  • Rosângela de Souza Kalil Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.
  • Jorge Francisco da Cunha Pinto Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.
  • Fernando Samuel Sion Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.
  • Norma de Paula da Motta Rubini Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.
  • Fernando Raphael de Almeida Ferry UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2053-2056

Palavras-chave:

Hospital Universitário, Hospital de Ensino, Crise no Hospital Universitário.

Resumo

RESUMO:

Introdução: Indústria da saúde chegou aos Hospitais Universitários(HU) no Brasil, com o contencioso entre o que o paciente quer e o que o Sistema Único de Saúde pode oferecer; HUs são instituições de ensino com a missão de transformar estudantes em profissionais de saúde competentes, desenvolver programas de pesquisa, prática assistencial  na rotina hospitalar diária, além de garantir direitos formais à comunicação, decência, cortesia e respeito.Realidade e Modelo: Há tendência a transformação de instituições de ensino (HUs) em sistemas de assistência à saúde fornecedoras de atendimento médico à população utilizando a prática da medicina baseada em evidência.Política Atual:O Governo Brasileiro estabeleceu nos HU Fundações de Apoio, através das quais os recursos necessários aos HU são transferidos para cobrir suas demandas bem como facilita a possibilidade de receita de planos para seus serviços médicos.Conclusão: É necessária avaliação crítica da situação nos HUs, fortalecendo estas instituições de ensino/pesquisa como instituições completas sociais de atenção à saúde, mas que além de prover saúde, fornece serviços médicos de excelência, contribuem na formação de recursos humanos, em tecnologia e infraestrutura. Descritores:Hospital Universitário,Hospital de Ensino, Crise no Hospital Universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Morais de Sá, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

Professor Titular de Clínica Médica.Departamento de Medicina Geral. Escola de Medicina e Cirurgia. CCBS. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Rosângela de Souza Kalil, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

Mestre em Neurociências. Departamento de Medicina Geral. Escola de Medicina e Cirurgia. CCBS. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Jorge Francisco da Cunha Pinto, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

Professor Adjunto de Clínica Médica. Departamento de Medicina Geral. Escola de Medicina e Cirurgia. CCBS. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Fernando Samuel Sion, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

Professor Associado de Clínica Médica. Departamento de Medicina Geral. Escola de Medicina e Cirurgia. CCBS. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Norma de Paula da Motta Rubini, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

Professora Associada de Clínica Médica.Departamento de Medicina Geral. Escola de Medicina e Cirurgia. CCBS. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Fernando Raphael de Almeida Ferry, UNIRIO

Professor Associado de Clínica Médica e AIDS. Departamento de Medicina Geral. Escola de Medicina e Cirurgia. CCBS. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2011-07-04

Como Citar

1.
Morais de Sá CA, Kalil R de S, da Cunha Pinto JF, Sion FS, Rubini N de P da M, Ferry FR de A. UNIVERSITY HOSPITAL CRISIS IN BRAZIL. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de julho de 2011 [citado 28º de março de 2024];3(3):2053-6. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1516

Edição

Seção

Reflection

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics