DISCOURSE ABOUT HUMAN ANATOMY IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF NURSING

Autores

  • Paulo Sérgio da Silva UNIFESO
  • Suelen Lacerda Dias Centro Universitário Serra dos Órgãos
  • Janine de Carvalho Freitas Henriques Centro Universitário Serra dos Órgãos
  • Elizane Ferreira Soares Centro Universitário Serra dos Órgãos
  • Nébia Maria Almeida de Figueiredo UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i1.3136-3149

Palavras-chave:

Anatomia, Currículo, Aprendizagem Baseada em Problemas.

Resumo

Objetivos: Identificar a integração dos conhecimentos anatômicos aos semiotécnicos na formação universitária em enfermagem. Metodologia: O método utilizado foi qualitativo e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada que contou com vinte e quatro estudantes de enfermagem de um Centro Universitário privado localizado na região serrana do Rio de Janeiro. Resultados: Foram construídas três categorias que permitiu a discussão da Anatomia Humana no currículo de enfermagem; perceber os desafios e as potencialidades na integração dos conhecimentos morfológicos com os fundamentos de enfermagem, sobretudo nos módulos de prática profissional. Conclusão: A anatomia humana emerge no currículo de forma expressiva nos períodos iniciais da formação, isso dificulta a integração com os componentes semiotécnicos da enfermagem fundamental, entretanto o currículo integrado sobre a perspectiva da espiral construtivista se apresentou como um componente pedagógico potente para facilitar a integração entre as áreas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio da Silva, UNIFESO

Possui Graduação em Enfermagem (2008) e especialização em Processos de Mudança nos Serviços de Sáúde e no Ensino Superior, ambas realizadas no Centro Universitário Serra dos Órgãos (2009). Atualmente mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e professor do Curso de Graduação de Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos – Teresópolis – RJ.

Suelen Lacerda Dias, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Graduanda do oitavo período do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO – Teresópolis – RJ.

Janine de Carvalho Freitas Henriques, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Graduanda do oitavo período do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO – Teresópolis – RJ.

Elizane Ferreira Soares, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Graduanda do oitavo período do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO – Teresópolis – RJ.

Nébia Maria Almeida de Figueiredo, UNIRIO

Enfermeira. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto – UNIRIO. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ.

Downloads

Publicado

2012-12-19

Como Citar

1.
Silva PS da, Dias SL, Henriques J de CF, Soares EF, Figueiredo NMA de. DISCOURSE ABOUT HUMAN ANATOMY IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF NURSING. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 19º de dezembro de 2012 [citado 28º de março de 2024];5(1):3136-49. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1845

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics