Consumo de álcool entre estudantes de enfermagem Alcohol consumption among nursing students

Autores

  • Marjorie Ester Dias Maciel Escola de Enfermagem
  • Divane de Vargas EE/USP

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.64-70

Palavras-chave:

Estudantes de enfermagem, Alcoolismo, Transtornos relacionados com uso de substâncias.

Resumo

Objetivo : Avaliar o consumo de álcool em estudantes de enfermagem em uma instituição privada no interior do Estado do Mato Grosso do Sul. Método :Trata-se de um estudo exploratório descritivo de abordagem quantitativa. Utilizou-se o Teste de identificação do uso de álcool AUDIT- C. Resultados: A amostra foi composta por 163 alunos, predominantemente do sexo feminino (65,6%), com idade entre 18 e 46 anos, média de 23,9 anos. Dos participantes 48,5% consumiam em níveis de risco e 19 % uso nocivo. Constatou-se que os estudantes solteiros apresentaram mais chances de consumir bebidas alcoólicas em nível de risco, além disso, quanto mais jovem e em semestres iniciais do curso maiores são chances dos estudantes serem classificados nesse padrão de uso. Não houve diferenças de padrão de consumo entre os sexos. Conclusão: A implantação de estratégias de prevenção para consumo de risco no âmbito universitário torna-se de fundamental importância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marjorie Ester Dias Maciel, Escola de Enfermagem

Doutoranda pela EE/USP . Mestre em Ciências pela EERP/USP.Membro do Núcleo de Estudos e pesquisa em Enfermagem em Adições - álcool e outras drogas EEUSP.

Divane de Vargas, EE/USP

Professor Associado do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiátrica. Líder do Núcleo de Estudos e pesquisa em Enfermagem em Adições - álcool e outras drogas EEUSP.

Publicado

2017-01-10

Como Citar

1.
Maciel MED, Vargas D de. Consumo de álcool entre estudantes de enfermagem Alcohol consumption among nursing students. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de janeiro de 2017 [citado 19º de abril de 2024];9(1):64-70. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4297

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics