From Diagnosis to Terminal Illness: the Multiprofessional Team Endeavior in Pediatric Oncology / Do Diagnóstico a Terminalidade: Enfrentamento da Equipe Multiprofissional na Oncologia Pediátrica

Autores

  • Maira Scaratti Enfermeira Especialista em Atenção ao Câncer pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer. Universidade de Passo Fundo - UPF, Hospital São Vicente de Paulo – HSVP e Secretaria Municipal de Saúde – SMS, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil. Autor correspondente/ Organizador. Endereço: Rua Vicente Burin, n° 36, Centro. CEP: 99810-000. Severiano de Almeida, RS, Brasil. E-mail: mairascaratty@gmail.com. Trabalhou na concepção e o delineamento do tema, análise e interpretação dos dados, redação do artigo e versão a ser publicada.
  • Daniela Ramos Oliveira 2 Enfermeira Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo–UPF. Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: danirodani@yahoo.com.br. Trabalhou na metodologia e versão a ser publicada.
  • Ana Cláudia Roman Rós 3 Enfermeira Especialista em Saúde do Idoso pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer. UPF, HSVP e SMS. Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: ana.claudiaros@gmail.com. Trabalhou na coleta de dados e versão a ser publicada.
  • Raquel Debon Enfermeira Especialista em Saúde do Idoso pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer. UPF, HSVP e SMS. Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: raquedebon@hotmail.com. Trabalhou na coleta de dados e versão a ser publicada. Nada a declarar
  • Camila Baldissera Fisioterapeuta Especialista em Atenção ao Câncer pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer. UPF, HSVP e SMS. Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: ca.baldissera@hotmail.com. Trabalhou na versão a ser publicada.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.311-316

Palavras-chave:

Oncologia, Profissionais de saúde, Sofrimento psíquico

Resumo

Objetivo: Identificar as percepções e sentimentos que permeiam a assistência da equipe multiprofissional no câncer infantil. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, prospectiva e descritiva, realizada com 32 profissionais atuantes na oncologia pediátrica de um hospital referência no norte do estado do Rio Grande do Sul. Resultados: A pesquisa revela a atuação na oncologia pediátrica cercada de vínculos entre profissionais, pacientes e famílias, na qual a equipe multiprofissional acaba envolvida na rede de relações interpessoais, defrontando-se diariamente com expectativas, medos e angústias frente à incerteza de cura e a morte na criança, afetando diretamente a saúde psíquica do trabalhador. Conclusão: O estudo expressa a fragilidade das instituições formadoras e empregadoras em capacitar o profissional para atuar nesta área desafiadora. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-01-21

Como Citar

1.
Scaratti M, Oliveira DR, Roman Rós AC, Debon R, Baldissera C. From Diagnosis to Terminal Illness: the Multiprofessional Team Endeavior in Pediatric Oncology / Do Diagnóstico a Terminalidade: Enfrentamento da Equipe Multiprofissional na Oncologia Pediátrica. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 21º de janeiro de 2019 [citado 29º de março de 2024];11(2):311-6. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6464

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics