Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-05-13. Leia a versão mais recente.

Technology in health and its influence on nursing education / Tecnologia em saúde e sua influência no ensino em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.8534

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Tecnologia da Informação, Internet, Ensino, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar a influência da inovação tecnológica no ensino em enfermagem. Método: trata-se de uma revisão integrativa realizada em janeiro de 2018, com recorte temporal janeiro/2015 a dezembro/2017. Foram incluídos 21 artigos disponíveis on-line, sendo realizadas as seis etapas preconizadas, na qual para a coleta e análise dos dados, utilizou-se de um instrumento validado.  Resultados:  emergiram as categorias “Tecnologia da Informação e Comunicação no ensino; “Ambientes e Objetos Virtuais de Aprendizagem e seu impacto no processo de ensino-aprendizagem”. Conclusão: A influência da inovação tecnológica no ensino em enfermagem traz um aspecto dinâmico, inovador e de proatividade ao aluno de enfermagem, o que exige mudanças no formato do processo ensino-aprendizagem. Tais mudanças vem incentivando o aluno ser ativo e construtor do seu conhecimento, o que contribui diretamente para o processo de desenvolvimento de pensamento crítico-reflexivo, autonomia e segurança para realização de procedimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Caroliny Pereira Costa, Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas

 

Eugenia Velludo Veiga, Universidade de São Paulo

Prof Titular do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto da Universidade de Sao Paulo 

Clibson Alves dos Santos, Universidade Federal de Alfenas

Professor Doutor da Universidade Federal de Alfenas

Jeferson Cardoso Costa, Universidade de São Paulo

Residente doPrograma de Residência Multiprofissional de Atenção ao Câncer da Universidade de São Paulo

Silvana Maria Coelho Leite Fava, Universidade Federal de Alfenas

Professora Doutora da Universidade Federal de Alfenas

Zélia Marilda Rodrigues Resck, Universidade Federal de Alfenas

Professora Doutora da Universidade Federal de Alfenas

Referências

Tibes CM, Dias JD, Westin UM et al. Development of digital educational resources for nursing education. J Nurs UFPE on line. 2017 Mar;11(Supl. 3):1326-34. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i3a13972p1326-1334-2017

Yánez AC, Ortiz LS, Espinosa VE. Las tecnologías de la comunicación e información (TIC) en salud: un modelo para aplicar en la carrera de Enfermería. Rev. iberoam. educ. investi. Enferm [Internet]. 2016 [cited 2018 July 10];6(2):29-36. Available from: http://www.enfermeria21.com/revistas/aladefe/articulo/200/

Salvador PTCO, Bezerril MS, Mariz CMS, Fernandes MID, Martins JCA, Santos VEP. Virtual learning object and environment: a concept analysis. Rev Bras Enferm. 2017;70(3):572-9. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0123

Holanda VR, Pinheiro AKB, Holanda ER, Santos MCL. Teaching and learning in a virtual environment: nursing students’ atitude. Rev Min Enferm. 2015 Jan-Mar;19(1):141-7. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20150012

Leite KNS, Santos SR dos, Andrade SSC et al. The use of information technology and communication among teachers in the light of grounded theory. J Nurs UFPE on line.2016;10(2):515-23. DOI: http://dx.doi.org/10.5205/reuol.8557-74661-1-SM1002201618

Cogo ALP, Pai DD, Aliti GB, Hoefel HK, Azzolin KO, Busin L. et al. Case studies and role play: learning strategies in nursing. Rev Bras Enferm. 2016 Nov-Dec; 69(6):1231-5. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0277

Soares CB, Hoga LAK, Peduzzi M, Sangaleti C, Yonekura T, Silva DRAD. Revisão integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2014; 48(2):335-45. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420140000200020

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Integrative literature review: a research method to incorporate evidence in health care and nursing. Text Context Nursing [Internet]. 2008 Oct/Dec [cited 2018 July 10];17(4):758-64. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/18.pdf

Moura LKB, Sousa AFL, Nascimento GC, Queiroz AAFLN, Sousa DM. Biosafety measures in dental procedures: an integrative review. J Nurs UFPE on line [Internet]. 2015 Oct-Dec [cited 2018 July 10];9(10):1537-44. Available from: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/6094/pdf_9237

Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing & healthcare. A guide to best practice. 2 edition Philadelphia: Wolters Kluwer, Lippincott Williams & Wilkins. 2011. Available from: http://file.zums.ac.ir/ebook/208-Evidence-Based%20Practice%20in%20Nursing%20&%20Healthcare%20-%20A%20Guide%20to%20Best%20Practice,%20Second%20Edition-Be.pdf

Ursi ES, Galvão CM. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Rev Latino Am Enferm [Internet].2006 [citado 2018 Jul 10];14(1):124-31. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v14n1/v14n1a17.pdf

Pereira FGF, Caetano Já, Frota NM, Silva MG. Use of digital applications in the medicament calculation education for nursing. Invest. Educ. Enferm.2016; 34(2):297-304. DOI: http://dx.doi.org/10.17533/udea.iee.v34n2a09

Pereira FGF, Silva DV, Sousa LMO, Frota NM. Building a digital application for teaching vital signs Rev Gaúcha Enferm.2016 June;37(2):e59015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.02.59015

Jensen R, Guedes ES, Leite MMJ. Informatics competencies essential to decision making in nursing management. Rev Esc Enferm USP. 2016;50(1):109-17. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420160000100015

Kobayashi RM, Leite MMJ. Technological competencies in cardiovascular nursing education. Rev Esc Enferm USP. 2015;49(6):974-80. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420150000600014

Holanda VR, Pinheiro AKB, Fernandes AFC, Holanda ER, Souza MA, Santos SMJ. Análise da produção científica nacional sobre a utilização de tecnologias digitais na formação de enfermeiros. Rev. Eletr. Enf. 2013;15(4):1068-77. DOI: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i4.20568

Pereira FGF, Frota NM, Silva DV, Sousa LMO, Almeida JC, Cysne Filho FMS. Evaluation of an application program for the teaching of vital signs. Rev Min Enferm. 2017;21:e-1034. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20170044

Pereira EBF, Modesto BCM, Valença MP, Silva Junior WS, Souza CFQ. Development and assessment of a virtual learning environment for training in malignant hyperthermia. Rev. Sobecc, São Paulo. 2017 Ouc-Dec;22(4):180-7. DOI: http://dx.doi.org/10.5327/Z1414-4425201700040002

Huang TC, Chen CC, Chou YW. Animating eco-education: to see, feel, and discover in an augmented reality-based experiential learning environment. Comput Educ. 2016;96:72–82. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2016.02.008

Benevides JL, Coutinho JFV, Pascoal LC, Joventino ES, Martins MC, Gubert FA, et al. Development and validation of educational technology for venous ulcer care. Rev Esc Enferm USP.2016;50(2):306-12. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420160000200018

Holanda VR, Pinheiro AKB. Comparison of learning strategies in face-to-face and online courses on sexually transmitted diseases. Text Context Nursing, Florianópolis.2015 Abr-Jun; 24(2): 530-8. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015002402014

Avelino CCV, Costa LCS, Buchhorn SMM, Nogueira DA, Goyatá SLT. Teaching-learning evaluation on the ICNP® using virtual learning environment. Rev Bras Enferm. 2017;70(3):602-9. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0545

Frota NM, Barros LM, Araújo TM, Lopes MVO, Almeida PC, Caetano JA. Validation of educational hypermedia about peripheral venipuncture. Text Context Nursing, Florianópolis.2015 Abr-Jun; 24(2): 353-61. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015003480013

Domenico EBL, Cohrs CR. Moodle platform for the construction of knowledge in intensive care: an experimental study. Acta Paul Enferm.2016; 29(4):381-9. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201600053

Landeiro MJL, Freire RMA, Martins MM, Martins TV, Peres HHC. Educational technology in care management: technological profile of nurses in Portuguese hospitals. Rev Esc Enferm USP.2015;49(Esp2):148-53. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420150000800021

Castro FSF, Dias DMV, Higarashi IH, Scochi CGS, Fonseca LMM. Evaluation of digital educational student-technology interaction in neonatal nursing. Rev Esc Enferm USP.2015;49(1):114-21. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420150000100015

Braga CSR, Andrade EMLR, Luz MHBA, Monteiro AKC, Campos MOOB, Silva FMS, et al. Development and validation of a virtual learning object on intestinal elimination ostomy. Invest Educ Enferm. 2016; 34(1): 120-7. DOI: https://doi.org/10.17533/udea.iee.v34n1a14

Aredes NDA, Góes FSN, Silva MAI, Gonçalves MFC, Fonseca LMM. Digital object in neonatal nursing: impact on student learning. Rev. Eletr. Enf. 2015 Ouc-Dec;17(4). DOI: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v17i4.34856

Carneiro MLF, Silveira MS. Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância. Educar em Revista, Curitiba. 2014;(4):235-60. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.38662

Fonseca LMM, Aredes NDA, Fernandes AM, Batalha LMC, Apóstolo JMA, Martins JCA, et al. Computer and laboratory simulation in the teaching of neonatal nursing: innovation and impact on learning. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2016;24:e2808. [cited 2018 June 10]; Available in: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v24/pt_0104-1169-rlae-24-02808.pdf

Mackay BJ, Anderson J, Harding T. Mobile technology in clinical teaching. Nurse Education in Practice. 2017,22:1e6. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2016.11.001

Góes FSN, Camargo RAA, Fonseca LMM, Oliveira GF, Hara CYN, Felipe HR, Caldas NB. Assessment of the digital educational technology “vital signs and anatomy” by students of vocational nursing education. Rev Min Enfer. 2015 Abr-June; 19(2):37-43. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20150024

Rabeh SAN, Gonçalves MBB, Caliri MHL, Nogueira PC, Miyazaki, MY. Topical therapy for chronic wounds: contributions of a distance learning unit to the knowledge of nursing students. Enfermería Global.[Internet]. 2017[cited 2018 July 10];16(45):91-101. Available from: https://revistas.um.es/eglobal/article/view/237361 DOI: https://doi.org/10.6018/eglobal.16.1.237361

Escorcia-Oyola L, Triviño CJ. Tendencias de uso de las TIC en el contexto escolar a partir de las experiencias de los docentes. Educ. Educ. 2015; 18(1):137-52. DOI: https://doi.org/10.5294/edu.2015.18.1.8

Publicado

2021-05-13

Versões

Como Citar

1.
Costa BCP, Veiga EV, Santos CA dos, Costa JC, Fava SMCL, Resck ZMR. Technology in health and its influence on nursing education / Tecnologia em saúde e sua influência no ensino em enfermagem. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 13º de maio de 2021 [citado 28º de março de 2024];13:288-94. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8534

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics