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Advice of nurses of basic attention on educational practices for teenagers / Discurso dos enfermeiros da atenção básica acerca das práticas educativas aos adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.8979

Palavras-chave:

Adolescentes, Enfermeiras e enfermeiros, Atenção primária à saúde, Educação em saúde, Tecnologia educacional

Resumo

Objetivos: analisar os discursos dos enfermeiros da Atenção Básica acerca das práticas educativas voltadas para os adolescentes. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado com enfermeiros das Unidades Básicas de saúde da cidade de Cajazeiras. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas e analisadas por meio da Análise do Discurso. Resultados: os enfermeiros discursaram a impregnação de ações voltadas para sexualidade e drogas, com métodos verticalizados, no entanto começa a emergir a necessidade de utilizar novos recursos metodológicos, capazes de desenvolver o interesse dos jovens, e observar o contexto social ao qual o sujeito está inserido, com o objetivo de educar não para controlar, mas educar para libertar. Considerações Finais: as metodologias utilizadas pelos enfermeiros na educação em saúde para os adolescentes ainda estão fincadas na utilização de palestras, deste modo torna-se necessário novas pesquisas de cunho intervencionista que apontem uma orientação adequada para práticas educativas direcionadas aos adolescentes.

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Biografia do Autor

Mike Douglas Lopes Fernandes, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeiro pela Universidade Federal de Campina Grande.

Ariane Moreira Coelho, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande.

Mayara Evangelista de Andrade, Programa de Pós graduação em Enfermagem pela UFPB.

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Enfermagem obstétrica e em Docência do Ensino Superior. Mestranda do Programa de Pós graduação em Enfermagem pela UFPB. 

Petra Kelly Rabelo de Sousa Fernandes, Centro Universitário FAMETRO

Enfermeira. Mestra e doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Centro Universitário FAMETRO.

Marcelo Costa Fernandes, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeiro pela Universidade Estadual do Ceará. Docente da Universidade Federal de Campina Grande. Doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde – LATICS.

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Publicado

2021-05-13

Versões

Como Citar

1.
Fernandes MDL, Coelho AM, Andrade ME de, Fernandes PKR de S, Fernandes MC. Advice of nurses of basic attention on educational practices for teenagers / Discurso dos enfermeiros da atenção básica acerca das práticas educativas aos adolescentes. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 13º de maio de 2021 [citado 29º de março de 2024];13:378-83. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8979

Edição

Seção

Artigo Original

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