CAPACITAÇÃO DE PRECEPTORESDE ENFERMAGEM: ESTRATÉGIA PARA MUDANÇA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Aline Bento Da Silva Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro- UNIRIO
  • Ana Karine Ramos Brum EEAP-UNIRIO
  • Denise de Assis Corrêa Sória EEAP-UNIRIO
  • Gicélia Pererira Lombardo EEAP-UNIRIO
  • Sônia Regina de Souza EEAP-UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Resumo

INTRODUÇÃO: A formação em saúde se dá pelas relações concretas que operam realidades e que possibilita construir espaços coletivos para refletir e avaliar os atos produzidos no cotidiano. Nesse sentido, enquanto docentes envolvidas com o Curso de Pós-Graduação para Enfermeiros nos moldes de Residência da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), sentimos a necessidade de implementar uma estratégia para a capacitação de enfermeiros preceptores. Essa modalidade de Pós-Graduação, com duração de dois anos, em convênio com o Ministério da Saúde, possui 5.400h, já formou ao longo de seus quatorze anos mais de 1000 especialistas para o Sistema Único de Saúde (SUS).

OBJETIVOS: Descrever a experiência de um curso de capacitação para preceptores; discutir como a capacitação dos preceptores reflete na formação dos jovens profissionais para o SUS.

MÉTODOS: Após um levantamento das necessidades dos enfermeiros preceptores, evidenciamos que os mesmos desconheciam seu papel de preceptor, suas atribuições e principalmente sua importância para a formação dos jovens profissionais para o SUS. Com o objetivo de capacitar esses preceptores e envolvê-los no processo de formação continuada e treinamento em serviço, docentes e Coordenadores do Curso elaboraram uma capacitação com uma carga horária de sessenta horas, promovendo discussões sobre a importância da residência, o papel do preceptor, a pós-graduação (ensino, serviço, pesquisa e extensão), a educação permanente, resiliência, metodologia aplicada aos projetos para o serviço e propostas de extensão e pesquisa desenvolvidas em parceria preceptor e residente.

RESULTADOS: Um total de 150 enfermeiros preceptores dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro já foram capacitados, gerando mais de quarenta propostas para o serviço. No primeiro semestre de 2009 realizamos o primeiro seminário de acolhimento para enfermeiros residentes da UNIRIO e preceptores da rede Federal de Saúde. Entendemos que esta abordagem seja uma potente estratégia para desfazer dicotomias persistentes como ensino/serviço. Nessa perspectiva, ensino e serviço são efetivamente parceiros e potenciais agentes para a transformação de um modelo hegemônico e unidirecional de formação em saúde incompatível com as necessidades da população.

CONCLUSÃO: O compromisso com a formação do enfermeiro e a Educação Permanente deve estar presente e orientar os processos educacionais na formação para o Sistema Único de Saúde. Destaca-se a ênfase na aprendizagem em situação de trabalho onde aprender e ensinar se façam parte do cotidiano e sejam propostas construídas coletivamente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 1-AGUIAR, B. G. C. O que é a residência em enfermagem In: BRASIL. Ministério da saúde. Guia de orientações para o enfermeiro residente: curso de Pós-Graduação ( Especialização), sob a forma de treinamento em serviço  ( Residência) para Enfermeiros ( Residência em Enfermagem). Brasília, 2005.  2-

BOFF, L. Ética da vida. Belo Horizonte: Sextante, 2003.3-

FIOCRUZ. Diretrizes e normas regulamentadoras da pesquisa envolvendo seres humanos. Resolução Nº 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Rio de Janeiro, 1998. 4- MAZZA, V. A. et al. Metodologia para a assistência de enfermagem, teorização, modelos e subsídios para a prática. Goiânia: AB, 2001, p. 2124.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Bento Da Silva, Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro- UNIRIO

Graduanda do curso de Enfermagem na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência em escola pública com ênfase em Enfermagem. Também atuou como pesquisadora no Programa Conexões de Saberes. Durante o período de graduação também pôde atuar como bolsista de extensão no Programa Fábrica de Cuidados: Modelos e Tecnologias de Cuidar em Saúde, adquirindo experiência em Programa de Saúde da Família atuando em comunidades próximas fazendo o controle de Pressão Arterial e Glicemia. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica de Capacitação de Preceptores: Estratégia para a Formação e Educação Permanente em Enfermagem.

Downloads

Publicado

2010-12-08

Como Citar

1.
Da Silva AB, Brum AKR, Sória D de AC, Lombardo GP, Souza SR de. CAPACITAÇÃO DE PRECEPTORESDE ENFERMAGEM: ESTRATÉGIA PARA MUDANÇA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 8º de dezembro de 2010 [citado 28º de março de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1069

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics