Actions on nutrition education with children in daycare university – representatives’ and teachers’ perception about the playful

Autores

  • Selma Petra Chaves Sá Universidade Federal Fluminense
  • Elizabeth Azevedo Azeredo UFF
  • Cristina Escudeiro Lavoyer Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1419-1436

Palavras-chave:

Saúde coletiva, nutrição

Resumo

Objetivos: Analisar as ações educativas nutricionais implementadas com pré- escolares em creche universitária na visão dos responsáveis e descrever a percepção dos responsáveis dos pré-escolares sobre as ações educativas aplicadas. Método: Estudo com abordagem qualitativa, descritiva utilizando a técnica de Grupo Focal com os responsáveis e de entrevista semi estruturada com os professores da Creche daUniversidade Federal Fluminense que foram submetidos às ações educativas. Realizou-se  análise de conteúdo segundo Bardin além do pensamento de Vygostki relacionado ao processo de ensino aprendizagem. Resultados: A partir da análise emergiram duas categorias: Ações em Educação Alimentar e Nutricional na percepção dos professores; e Ações em Educação Alimentar e Nutricional – as mudanças no hábito alimentar na visão dos professores. Conclusões: pode-se dizer que houve o aprendizado através das atividades lúdicas em um momento de descontração para crianças onde o ato culinário foi uma pratica de integração social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selma Petra Chaves Sá, Universidade Federal Fluminense

&

Elizabeth Azevedo Azeredo, UFF

Nutricionista da Universidade Federal Fluminense. Especialista em Qualidade em Alimentação para Coletividade. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde.

Cristina Escudeiro Lavoyer, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgico da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

Publicado

2014-10-01

Como Citar

1.
Sá SPC, Azeredo EA, Lavoyer CE. Actions on nutrition education with children in daycare university – representatives’ and teachers’ perception about the playful. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2014 [citado 28º de março de 2024];6(4):1419-36. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3106

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics