"Heart of a student": integrative therapy community in the university context

Autores

  • Priscila Campos Nunes UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Alynne Mendonça Saraiva UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Samilla Gonçalves de Moura UFPB
  • Priscilla Maria de Castro Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Maria de Oliveira Ferreira Filha UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Sabrina Talita Teotônio Bezerra UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i3.2919-2929

Palavras-chave:

Enfermagem, Terapia, Estudantes.

Resumo

Objetivo: Conhecer as repercussões da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) entre os estudantes de enfermagem da UFCG - Campus Cuité. Método: Pesquisa de cunho qualitativo, com tipologia exploratória descritiva. Resultados: Foram apresentados e discutidos em uma categoria analítica: (Re)Descobrindo caminhos: as participações nas rodas de terapia comunitária integrativa. Por fim, observou-se que a terapia se faz como prática efetiva de cuidado que valoriza a promoção da saúde, promove vínculos e tem repercussões positivas na vida dos participantes. Conclusão: Espera-se que o estudo contribua para ampliar o conhecimento acerca das práticas integrativas, da TCI em especial, de modo a incentivar espaços de partilha, de cuidado integral e humanizado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Campos Nunes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus Cuité. Pós-graduanda em Enfermagem em Urgência e Emergência pela FIP.

Alynne Mendonça Saraiva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Enfermeira. Professora da Univesidade Estadual da Paraíba. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba

Samilla Gonçalves de Moura, UFPB

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada pela UFPB. Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde pela FACISA/CBPEX. Especialista em Preceptoria do SUS pelo Sírio Libanês. Especialista em Saúde da Família pela FIP/DNA. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Mental Comunitária (GEPSMC) vinculado ao Programa de Pós-graduação da UFPB. Atuou na Estratégia Saúde da Família na Unidade Integrada do Grotão, João Pessoa/PB. Atuou como Apoiadora Técnica da Unidade de Saúde da Família Qualidade de Vida, João Pessoa/ PB. Realizou Qualificação em Gestores do SUS pela FIOCRUZ.

Priscilla Maria de Castro Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Enfermeira. Professora da Univesidade Estadual da Paraíba. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba

Maria de Oliveira Ferreira Filha, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Enfermeira. Professora Doutora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba.

Sabrina Talita Teotônio Bezerra, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Graduada em Enfermagem - Bacharelado e Licenciatura Plena pela Univesidade Estadual da Paraíba/UEPB. Graduada em Gestão Hospitalar pela UNOPAR.

Publicado

2015-07-01

Como Citar

1.
Nunes PC, Saraiva AM, Moura SG de, Silva PM de C, Ferreira Filha M de O, Bezerra STT. "Heart of a student": integrative therapy community in the university context. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 19º de abril de 2024];7(3):2919-2. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3725

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics