Infections in temporary access for hemodialysis in chronic renal failure patients / Infecção em acesso temporário para hemodiálise em pacientes com insuficiência renal crônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.20-24

Palavras-chave:

Insuficiência Renal, Infecção, Cateteres para Hemodiálise

Resumo

Objetivo: Avaliar a ocorrência de infecções em pacientes com insuficiência renal crônica em uso do cateter temporário duplo-lúmen (CTDL).  Métodos: Estudo prospectivo ou de seguimento, realizado em uma Clínica de Nefrologia, em Recife (PE), Brasil, entre os meses de janeiro de 2009 a dezembro de 2010.  A coleta foi realizada através da avaliação clínica e de prontuários de 88 pacientes com insuficiência renal crônica (IRC), em tratamento hemodialítico. Os dados foram analisados através da quantificação das variáveis contidas no instrumento de coleta. Resultados: A infecção do sítio de inserção do cateter ocorreu em 52,3%, dos pacientes e em 47,7%, foi verificado a infecção da corrente sanguínea associada ao cateter.  Conclusão: É primordial a conscientização da equipe de saúde em relação aos cuidados na implantação e manipulação do catéter. As condições de higiene do paciente contribuem com processos infecciosos, sendo assim, precisam ser informados sobre os riscos de infecção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arion Saraiva Reisdorfer, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeiro, mestre em Clínica médica e especialista em Nefrologia, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (RS), Brasil.

Roberto Giugliani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Médico, Professor Titular do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (RS), Brasil.

Viviane de Araújo Gouveia, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, doutora em Inovação Terapêutica, Professora assistente da Universidade Federal de Pernambuco/ Centro Acadêmico de Vitória, Recife, (PE), Brasil.

Emmanuela Kethully Mota dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda de Enfermagem, Universidade Federal de Pernambuco/ Centro Acadêmico de Vitória, Recife (PE), Brasil.

José Jairo Teixeira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeiro, mestre e doutorando em Bioquímica e Fisiologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife (PE), Brasil.

Publicado

2019-01-01

Como Citar

1.
Reisdorfer AS, Giugliani R, Gouveia V de A, dos Santos EKM, da Silva JJT. Infections in temporary access for hemodialysis in chronic renal failure patients / Infecção em acesso temporário para hemodiálise em pacientes com insuficiência renal crônica. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de janeiro de 2019 [citado 28º de março de 2024];11(1):20-4. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6442

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics