Biossegurança: fatores de risco vivenciados pelo enfermeiro no contexto de seu trabalho / Biosafety: risk factors enhanced by the nurse in their work context

Autores

  • Gustavo Baade Andrade
  • Juliana Marques Weykamp
  • Diana Cecagno
  • Vanessa Soares Mendes Pedroso
  • Adriane Calvetti de Medeiros
  • Hedi Crecencia Heckler de Siqueira

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.565-571

Palavras-chave:

Biossegurança, Enfermagem, Saúde do Trabalhador

Resumo

Objetivo: Conhecer e analisar a produção científica em relação a biossegurança e os fatores de risco vivenciados pelo enfermeiro no seu contexto hospitalar. Método: Revisão integrativa da literatura, realizada no período de 2009 à 2016, nas bases de dados LILACS, MEDLINE e  BDENF. Resultados: De 65 artigos encontrados, de publicação nacional, 10 atenderam os critérios de inclusão. Ao analisar os artigos foram identificadas temáticas que abordam a biossegurança com ênfase nos profissionais que atuam diretamente na assistência. A partir dos dados elencou-se alguns fatores de risco presentes no cotidiano de trabalho do enfermeiro que de forma direta e/ou indireta possam afetar sua integridade, bem estar físico, moral e psicossocial. Conclusão: Entende-se que nas ações de biossegurança nos contexto de trabalho do enfermeiro, precisam estar ancoradas nas políticas públicas em saúde, bem como na educação continuada dos profissionais e sua participação nos programas de controle e adoção de medidas de segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Baade Andrade

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/FURG. Membro do Grupo GEES.

Juliana Marques Weykamp

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/FURG. Membro do Grupo GEES.

Diana Cecagno

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem/UFPEL. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa: Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde (GEES).

Vanessa Soares Mendes Pedroso

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/FURG. Membro do Grupo GEES.

Adriane Calvetti de Medeiros

Enfermeira.  Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem/FURG. Enfermeira do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas/UFPEL.  Membro do GEES.

Hedi Crecencia Heckler de Siqueira

Enfermeira e Administradora Hospitalar.Especialista em metodologia da pesquisa. Mestre e  Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente permanente do Programa  de Pós Graduação do Curso de Mestrado e Doutorado  em Enfermagem da  Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Docente da Faculdade Anhanguera Pelotas/RS.  Membro líder do Grupo de Estudo e Pesquisa: Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde (GEES). Professora Emérita da FURG.

Publicado

2018-04-02

Como Citar

1.
Andrade GB, Weykamp JM, Cecagno D, Pedroso VSM, de Medeiros AC, de Siqueira HCH. Biossegurança: fatores de risco vivenciados pelo enfermeiro no contexto de seu trabalho / Biosafety: risk factors enhanced by the nurse in their work context. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 28º de março de 2024];10(2):565-71. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6462

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics