O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects

Autores

  • Natália Ramos Rodrigues Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
  • Cristiane Batista Andrade Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.106-113

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Educação Técnica em Enfermagem, Educação Profissionalizante.

Resumo

Objetivo: Analisar os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) que norteiam a formação de técnicos de enfermagem, indagando as dimensões do cuidado na prática educativa relacionadas às abordagens interacionais, cognitivas, emocionais, físicas e sexuais, inerentes ao trabalho de cuidar em saúde. Método: Para análise dos dados, utilizou-se de documentos desenvolvidos pelas escolas técnicas de enfermagem que possuíam o PPP. Enviou-se uma carta solicitando o acesso aos documentos para doze escolas, das quais, quatro nos forneceram. Resultados: Os PPP não corroboram com a dimensão ampliada do cuidado; possuem como foco principal o ensino e a prática de técnicas centradas do modelo biomédico, ou seja, na dimensão cognitiva. Pouco abordam a dimensão sexual, interacional e emocional no trabalho de cuidar. Conclusão: É necessário maior debate dos docentes que pensam e fazem a formação para que a dimensão ampla do cuidar possa ser apreendida e contextualizada pelos técnicos (as) em enfermagem.

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Biografia do Autor

Natália Ramos Rodrigues, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Possui bacharelado em enfermagem pela Universidade Gama Filho (2012). Cursou especialização latu senso na instituição FIOCRUZ em Docência em Educação Profissional e Saúde. Atua como docente na áreas de Primeiros Socorros, Saúde do Idoso e Saúde Pública e atualmente trabalha na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro como auxiliar de creche. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar

Cristiane Batista Andrade, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Doutorado pela Faculdade de Educação da Unicamp com a pesquisa sobre Trabalho, gênero e formação: os saberes e poderes dos profissionais de educação. Pós-Doutorado na área de Educação Profissional em Saúde -enfermagem, no programa Capes-Prodoc. Pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-Graduação na Faculdade de Enfermagem da Unicamp. Tem experiência docente nas áreas de Educação, Saúde e Trabalho: docência na Faculdade de Educação e de Enfermagem da Unicamp; Faculdade de Tecnologia do Estado de SP (formação de professores). Atualmente é pesquisadora em Saúde Pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fiocruz. Coordenadora da Biblioteca Virtual em Educação Profissional em Saúde -BVS-EPS (Bireme, OPAS e OMS). Desenvolve pesquisas na área de Trabalho de care, gênero e qualificação profissional de técnicos de enfermagem; recursos educativos abertos; Áreas temáticas do Trabalho, educação profissional e saúde da BVS-EPS.

Publicado

2017-01-10

Como Citar

1.
Rodrigues NR, Andrade CB. O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de janeiro de 2017 [citado 29º de março de 2024];9(1):106-13. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5014

Edição

Seção

Artigo Original

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