Sobre a Revista

“Humanidades em Revista” - ISSN 2674-6468. Revista eletrônica discente do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO, com trabalhos de discentes das Escolas e Programas de Pós-Graduação em Humanidades e áreas afins da UNIRIO e de outras instituições acadêmicas voltadas para o ensino e pesquisa. Destina-se a público aberto e tem como proposta viabilizar e apoiar a divulgação de trabalhos em que os discentes sejam os protagonistas

O periódico tem caráter interdisciplinar e multidisciplinar compreendendo as Ciências Humanas e áreas afins às Humanidades ou demais áreas de conhecimento que proponham temas com interface com as Humanidades. Por exemplo: Ciências da Linguagem, Letras e Artes, História, História das Ciências puras e aplicadas. Saúde, Direito, Arqueologia, Memória social, Museologia e Patrimônio, Turismo, Psicologia e Psicanálise, Pedagogia, Sociologia, Filosofias pura e aplicada, Geografia, Economia, Biblioteconomia, Arquivologia etc.

Foco e Escopo

A Revista “Humanidades em Revista” é uma iniciativa do Centro de Ciências Humanas e Sociais que se propõe a viabilizar e apoiar a divulgação de trabalhos de discentes das Escolas e Programas de Pós-Graduação que integram a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e outras instituições acadêmicas voltadas para o ensino e pesquisa na área de Humanidades e suas interfaces.

O periódico receberá propostas para a publicação de dossiês temáticos e artigos livres oriundos de pesquisas, seminários e eventos acadêmicos realizados pelos estudantes ou nos quais estes sejam os protagonistas, ou ainda de trabalhos de grupos de pesquisa. Os dossiês propostos deverão ser enviados completos e formatados de acordo com as normas de publicação da revista, após revisão realizada pela equipe que o elaborou e assim também os artigos. A revista tem como objetivo também publicar artigos resultantes dos trabalhos de discentes e pesquisadores de diferentes vínculos institucionais. Os trabalhos a serem publicados podem ser constituídos de resultados parciais ou finais de investigações. Os dossiês poderão ser organizados e apresentados por docentes interessados pela iniciativa, que podem também compartilhar a autoria de artigos com os discentes.

A Revista publica os trabalhos reconhecendo que os estudantes estão em fase de formação e que é por meio das discussões temáticas que se opera a consolidação dos conhecimentos e o amadurecimento das propostas teóricas.

A revista será publicada em meio eletrônico, em sítio hospedado nos servidores da UNIRIO, com a cooperação do Open Journal Systems (OJS), podendo ser acessada por ligações no Portal de Periódicos da Biblioteca Central da UNIRIO.

A revista semestral contará com seções, de acordo com a variedade dos trabalhos apresentados:

Seção 1: subdividida em um dossiê de artigos de discentes (“dossiê”) e Seção 2: artigos livres (“varia”); Seção 3 relatos de experiência/estudos de caso/relatos de pesquisa e apresentações artísticas; Seção 4 resenhas e traduçoes. Todos submetidos em resposta à chamada contínua e pública; 

Seção notícias: composta pelo “Magazine CCH”, que consiste em noticiar eventos acadêmicos realizados no âmbito do CCH UNIRIO, informados pelos realizadores e que apresentará súmula, cartazes, e indicará a ligação com as gravações em vídeo no canal Youtube.

As submissões seguem fluxo contínuo.

As propostas de Dossiês devrão ser encaminhadas ao e-mail

Os arquivos enviados deverão ser nomeados com o título do artigo para que possam ser prontamente identificados no sistema, mas deverão estar sem as informações dos autores. Os autores deverão anexar na submissão um outro arquivo com seu nome e informações acadêmicas e com o nome do artigo. Isto agiliza o processo de avaliação por pares anônima.

Público Alvo:

A revista tem como principal alvo os estudantes de graduação e de pós-graduação em Humanidades e áreas afins, compreendendo também aqueles estudos e pesquisas realizados em outras áreas de conhecimento que apresentem desdobramentos em interface com a área de Humanidades em geral. Seu objetivo principal é estimular a publicação discente e divulgar os trabalhos de pesquisa dos estudantes e grupos de pesquisa, possibilitando o intercâmbio de ideias, o diálogo e o acesso a trabalhos e pesquisas acadêmicas em desenvolvimento, com o intuito de favorecer a otimização das pesquisas e a qualificação dos estudantes.

Política de Acesso Livre:

A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.

Direitos Autorais:

Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais, que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.

Área do Conhecimento:

O periódico “Humanidades em revista” é interdisciplinar e multidisciplinar, compreendendo as Ciências Humanas e áreas afins às Humanidades ou demais áreas de conhecimento que proponham artigos com uma interface com as Humanidades, ou que abordem o âmbito humano das artes, ciências e práticas. Por exemplo: Ciências da Linguagem, Letras e Artes, História, História das Ciências Puras e Aplicadas, História da Saúde, Nutrição, Enfermagem, Direito, Arqueologia, Antropologia, Memória social, Psicologia e Psicanálise, Pedagogia, Arte e Sociedade, Sociologia, Filosofias Pura e Aplicada, Humanização em Saúde, Museologia, Turismo e Patrimônio, Geografia e Ciências Ambientais, Biblioteconomia,  Arquivologia etc.

Processo de Avaliação pelos Pares

Processo de avaliação e aprovação dos dossiês:

O Conselho Editorial verificará se os dossiês e os artigos propostos estão de acordo com o escopo da revista. Após a submissão dos dossiês e artigos aprovados, estes serão submetidos à avaliação cega por dois pareceristas, que podem ser membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc, anônimos e necessariamente especialistas na área do dossiê em pauta, podendo, em caso de discordância de ambos, ser enviados a um terceiro. Para que o dossiê seja publicado é necessária sua aprovação por dois pareceristas. Quando necessário, o Comitê Editorial indicará revisões ou adequações e os dossiês retornarão aos proponentes para que realizem os ajustes e reapresentem seus dossiês já em conformidade com as solicitações. Será imprescindível à publicação do dossiê que eventuais alterações sugeridas sejam cumpridas pelos organizadores do dossiê e aceitas por pelo menos dois pareceristas.

O Comitê Editorial e o Conselho Consultivo poderão submeter suas apreciações aos Editores, que deliberarão sobre questões que porventura surjam, em conjunto com a maioria absoluta do Comitê Editorial e/ou do Conselho Consultivo.

Para que os artigos e dossiês sejam publicados é necessário que sejam submetidos já formatados e adequados às normas de publicação da revista e passíveis de serem inseridos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, o Open Journal Systems, gerenciado pela Biblioteca Central, uma vez que o corpo editorial da revista não contempla as funções de revisão e formatação.

Os editores e o Comitê Editorial se reservarão o direito de escolher quando um dossiê ou artigo será publicado, uma vez que é possível que mais de um dossiê seja aprovado para publicação em mesma época, tal que um ou mais dossiês aguardarão as próximas datas de publicação preferencialmente em ordem de apresentação das propostas. O mesmo se aplica aos artigos, relatos de experiência e outros formatos de relatos ou propostas de teor cultural ou artístico.

O Comitê Editorial poderá abrir chamada para um dossiê temático a qualquer tempo, indicando o tema a ser desenvolvido nos trabalhos. O Comitê Editorial poderá também manter chamada contínua para a apresentação de dossiês com temática à escolha dos Organizadores de dossiês discentes.

Linhas gerais do que é avaliado

Atualidade e relevância do trabalho para a área de conhecimento.

Solidez do embasamento, consistência das fontes da pesquisa e rigor com que foi realizada.

Estrutura, organização, redação, formatação e correção ortogramatical.

Sugere-se que os autores considerem as linhas gerais do que é habitualmente observado em artigos:

  1. Tema (atual e relevante)
  2. Objetivos (claros e bem definidos)
  3. Revisão de literatura (reflete o estado-da-arte do conhecimento na área)
  4. Consistência conceitual ou teórica do trabalho (adequada e bem estruturada)
  5. Método de pesquisa utilizado (claramente definido e consistente com os objetivos do trabalho)
  6. Análise de dados e resultados (interpretação correta dos dados e articulada com a base teórica)
  7. Conclusões (fundamentadas nos dados da pesquisa, claras e objetivas)
  8. Contribuição científica (para o conhecimento na área temática)
  9. Redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal)

Submissão de artigos livres (Varia):

A aprovação de artigos submetidos à Humanidades em Revista seguirá o modelo de avaliação duplo-cega de pareceristas ad hoc, anônimos e necessariamente especialistas na área de conhecimento do artigo, podendo, em caso de discordância de ambos, ser enviados a um terceiro. Para que um artigo seja publicado é necessária sua aprovação por dois pareceristas. Os pareceristas poderão recomendar ou exigir revisões ou adequações e os artigos poderão retornar aos proponentes para que realizem os ajustes e reapresentem seus artigos já em conformidade com as solicitações. Será imprescindível à publicação dos artigos que eventuais alterações exigidas sejam integralmente cumpridas pelos autores e aceitas por pelo menos dois pareceristas.

Submissões em Fluxo Contínuo O Comitê Editorial receberá dossiês e artigos em fluxo contínuo e poderá definir em que número e seção serão publicados.

Periodicidade  Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Atos institucionais:

A Revista foi criada em 2019, a partir de proposta do Prof. Leonardo Villela de Castro, da Escola de Educação da UNIRIO, aprovada na 16ª Reunião Executiva do Centro de Ciências Humanas e Sociais, realizada em 5 de setembro de 2017, e aprovada na 3ª Reunião Ordinária do Conselho do Centro de Ciências Humanas e Sociais, realizada em 1º de novembro de 2017. O ingresso no Portal de Periódicos da Biblioteca Central foi aprovado na Reunião do Conselho Editorial do Portal de Periódicos da UNIRIO realizada em 07 de junho de 2019.

 

“HUMANIDADES EM REVISTA” - Journal of the Human and Social Sciences Center (CCH) from UNIRIO in eletronic version.

 HUMANIDADES EM REVISTA” – Journal of the Centre of Humanities and Social Sciences (CCH) of UNIRIO.

Focus/Scope of the Journal:

“Humanidades em Revista” is published by the Centre of Humanities and Social Sciences of UNIRIO, enabling and supporting the dissemination of graduate and undergraduate scientific and academic activities developed at Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro and other academic, scientific and cultural institutions on Humanities and related fields, such as Linguistic Studies, Literature; Arts; Classics; Medieval Studies; Modern Studies; History of Science; Law; Archaeology; Memory; Psychology; Psychoanalysis; Education; Sociology and Philosophy etc.

Edited by CCH’s Direction this journal receives proposals (continuous calls) of dossiers and papers (Varia) selected from scientific and cultural events held by graduate and undergraduate students or other academic activities carried out by them. The proposals should be sent to the Editorial board following the author’s guidelines. The proposer(s) will be responsible for good practices in academic writing, and the typescripts should be sent already revised to the Editorial board. 

Humanidades em Revista also receives short notices in the section Maganize CCH on Conferences and other Academic events that will be held at the Centre of Humanities and Social Sciences of UNIRIO.

Humanidades em Revista is divided in sections: 

Section 1: composed by the dossiers wit students articles that can also be presented by scholars; Section 2: Varia: free articles; Section 3: research articles and reports, experience reports, case studies and artistic presentations or experiences; Section 4: review essays and translations.

Section News: composed by the “Magazine CCH” disseminating academic, scientific and cultural events held by CCH-UNIRIO, may including its program, posters or other related materials, and a link to the video recordings.

Submissions are on a continuous flow.

Manuscripts and proposals may be written either in Spanish, English, French, German, and Portuguese, and will be reviewed in the language of submission.

Free Access Policy

This journal offers its content in a digital open free format which benefit from the cooperation of the Open Journal Systems (OJS), or SEER, and can be accessed through links by the Central Library of UNIRIO’s repositorium.

The journal offers immediate free access to its content, following the principle that the provision of free scientific knowledge to the public provides greater global democratisation of knowledge, always within the limits of copyright and related legislation. Creative license is adopted [Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) ", accessible at: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd / 4.0 / legalcode.pt], permitting the download and sharing of its contents for educational purposes, provided quotation of this journal and the author’s work. Any change of the contents of the papers or other materials of this journal and its use for commercial purposes are forbidden.

Process of submission 

Dossiers

UNIRIO’s students or staff members, as well as other universities and scientific and cultural centres should propose dossiers. Each dossier will have it’s own editorial team, composed of the proponents.

The Dossier proposals should be first sent to humamidadesemrevista@unirio.br

The proposals will be analysed and eventually accepted by the Editorial Board of "Humanidades em Revista". The editor of an approved dossier will be responsible for the edition, formatting and revision of its papers according to the author’s guidelines. The dossier in their final format will be re-evaluated by the Editorial Board and may be rejected if the guidelines are not followed or if there are serious changes between the previous proposal and the final product that threat the norms and scope of this journal.

The Dossier is submitted in a complete version in a DOC or RTF format in the Section option Dossie and each article  must submitted individually in archives DOC/RTF format, to the Section Dossier.

Articles and other works:

When submitting articles, select the option Artigos, Varia etc, fill the title of the paper and follow the instructions, finishing with submit.

The title of the articles should be in the uploaded file. All works should be submitted in DOC/RTF files, the images in JPG files, and following so much as possible the composition of the Journal.

All submissions must include the author(s)'s title/institution and affiliation.

Fontes de Apoio

Biblioteca Central da UNIRIO/ UNIRIO`'s Central Library.