Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está formatado de acordo com as "diretrizes para autores", em espaço 1,5; usa a fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Humanidades em Revista – Guia para Submissões.

Normas de publicação – para autores

Os artigos e os textos dos dossiês deverão ser originais e inéditos e não deverão ter sido enviados para publicação em outro veículo.

Os artigos e textos poderão ser apresentados em português, espanhol, inglês, francês, alemão e italiano.

Os autores são os responsáveis pelos aspectos orto-gramaticais de seus artigos.

Os artigos e textos devem ser apresentados em arquivos em  formato Word for Windows, tendo em média entre 8 e 18 páginas.

Os arquivos enviados deverão ser nomeados com o título do artigo para que possam ser prontamente identificados no sistema, e deverão estar sem as informações dos autores. Os autores deverão anexar na submisão um outro arquivo com seu nome e informações acadêmicas e com o nome do artigo. Isso agiliza o processo de avaliação por pares anônima.

Formatação

Página A4; espaço entre linhas 1,5; alinhamento justificado; margens esquerda 3cm e direita 3cm; margens superior e inferior 2,5; espaços entre parágrafos 1,5 (não incluir espaços duplos entre os parágrafos); fonte Times New Roman 12 para o texto e 11 para as citaçoes e resumos.

Abaixo do título do artigo (centralizado, em negrito e caixa alta, espaço entre linhas 1), o nome do autor (à direita, em itálico e caixa normal).

Seguem-se o resumo em português e cinco palavras-chave também em português (justificado) e, uma linha abaixo, o título, o resumo e as palavras-chave em inglês ou francês (justificado) com palavras-chave no idioma escolhido.

Em outro arquivo, o autor deve indicar: a sua filiação institucional, o seu maior título e o tema do atual projeto de pesquisa com o órgão financiador, caso haja, e o seu e-mail, se quiser divulgá-lo. Isso agiliza o processo editorial.

Em havendo intertítulos, devem ser indicados sem numeração, em negrito e caixa baixa, com um espaço antes e um depois. 

As notas devem aparecer da seguinte forma:

Inseridas no corpo de texto entre parênteses: se forem somente indicações bibliográficas. Para produção bibliográfica: a indicação será entre parênteses com sobrenome do autor, ano e páginas (SOBRENOME DO AUTOR, Ano, p.). TNR12. As Notas explicativas deverão ser de rodapé, TNR10. A indicação das páginas é p ou pp caixa baixa. Ex: p. 21. ou pp. 21-35.

Para passagens de textos antigos (clássicos): devem ser seguidas as abreviações do OCD (Oxford Classical Dictionary):

oxford-referencing getting-started-;

Exemplo: Hom. Od.1.321 (= Homero. Odisseia, livro 1, linha 321).

Notas explicativas: notas de rodapé, numeradas, espaço 1, Times New Roman 10, justificadas (sem espaços duplos entre as notas).

Citações: As citações com mais de três linhas devem vir em destaque, sem aspas, espaço simples, TNR 11, e com recuo esquerdo de 4 cm. 

As citações com menos de três linhas permanecem no corpo textual e entre aspas, TNR12.

Se fontes especiais (grego, sânscrito, hieróglifo, hebraico etc.) forem utilizadas no artigo, os autores deverão enviar uma cópia das mesmas gravadas em arquivo. 

Quando forem utilizadas imagens no artigo, os autores devem apresentar a devida permissão de publicação, caso a imagem não esteja em domínio público. A fonte da imagem deve ser indicada no artigo. Os autores deverão enviar cópia digitalizada e gravada em arquivo com terminação *JPG, individual para cada imagem, e com resolução mínima de 300 DPI.

As referências documentais e bibliográficas devem aparecer após o texto, separadamente. Deve ser referenciada primeiro a Documentação (textual e/ou material) e, depois, as Referências bibliográficas, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor seguindo as normas da ABNT 6023: 2002 (Informação e documentação - Referências - Elaboração), a saber:

Para livro: SOBRENOME, Prenome do autor. Título do livro: subtítulo (se houver). Cidade: Editora, Ano.

Para capítulo de livro: SOBRENOME, Prenome do autor. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Prenome do autor. Título do livro: subtítulo (se houver). Cidade: Editora, Ano, p.

Para artigo em periódico: SOBRENOME, Prenome do autor. Título do artigo. Título do Periódico, Cidade, v., n., p., mês (se houver), ano.

As citações em idioma diferente daquele do texto devem trazer sua tradução em Nota de Rodapé.

Número de artigos de cada dossiê

A revista terá periodicidade semestral, podendo contar com dossiês extraordinários ou com um número composto de artigos independentes.

Cada dossiê deverá contar com no mínimo oito artigos e no máximo quinze. As traduções, relatos de experiência e resumos expandidos de teses e dissertações poderão ser classificados como textos independentes na seção correspondente.

 Idiomas

 Os artigos e textos poderão ser submetidos em português, espanhol, francês, italiano, inglês e alemão.

Guia para Submissões. Passo a passo.

Os autores deverão consultar as Diretrizes para Autores e as Normas de Publicação. É útil também consultar Sobre a Revista.

Para submeter trabalhos é necessário que o cadastro individual na revista contenha a opção autor.

Uma vez cadastrado o autor deverá preencher todos os campos solicitados, transferir o/os arquivo/os do texto e preencher os metadados. Após seguir os passos indicados, finalizar a submissão e clicar em Ok.

Como submeter um Dossiê

Os organizadores do Dossiê deverão apresentar uma proposta de Dossiê que contenha uma breve descrição da temática e do conteúdo do Dossiê (cerca de 10 linhas), uma breve apresentação dos organizadores/autores (vínculo institucional e breve histórico acadêmico com cerca de 3 ou 4 linhas), com a previsão do número de artigos e da data de submissão e enviar ao e-mail da revista. A proposta será submetida à análise de membros do Comitê Editorial e a revista responderá com a decisão ao remetente. Uma vez aceito, um organizador submeterá o dossiê e sua apresentação inicial e cada autor deverá também se cadastrar na revista como autor e submeter seu artigo.

Todos os trabalhos deverão estar em conformidade com as Diretrizes para Autores.

Como submeter artigos, resenhas e relatos

Os artigos deverão ser apresentados em conformidade com as normas acadêmicas para artigos científicos. Os autores deverão observar a estrutura dos artigos apresentados nos números anteriores da revista. O autor deverá formatar seu artigo em conformidade com as Diretrizes para autores. Quando da submissão, o autor deverá se cadastrar na revista como autor e proceder à submissão, preenchendo todos os campos solicitados e realizar o envio.

Para submeter traduções, estas deverão estar acompanhados do texto original e citar sua fonte, e deverão respeitar as normas para direitos autorais nacionais e dos paises de origem.

Submissão de trabalhos artísticos ou experiências artísticas 

Os trabalhos de cunho artístico deverão seguir as Diretrizes para Autores no que concerne aos apectos acadêmicos e, no que concerne à poética e imagética, deverão buscar se adequar às normas de publicação de modo a caberem na forma da revista.

Antes de submeter trabalhos sugere-se consultar os números anteriores para a observação da forma da revista no sistema OJS3.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Equipe Editorial pelo e-mail da revista. humanidadesemrevista@unirio.br

ARTIGOS

Política padrão de seção

VARIA

Artigos avilsos, Relatos de Experiências, Notícias de Pesquisa, Resumos de pesquisas, Resumos de Dissertações e Teses.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Declaração de Direitos Autorais

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional