RIO DE JANEIRO - UMA CIDADE MODELADA: UM ESTUDO SOBRE A ACESSIBILIDADE NO CENTRO HISTÓRICO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Camila Gomes de Arruda Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO

Palavras-chave:

Acessibilidade, Centro Histórico do Rio de Janeiro, Turismo Histórico-Cultural, Turismo Acessível, Roteiros Turísticos.

Resumo

A acessibilidade vem se tornando um importante tema de diversas pesquisas no Brasil e no mundo. Este trabalho tem como principal objetivo debater a acessibilidade e como esta pode se tornar catalisadora da demanda turística - incluindo portadores de necessidades especiais ou pessoas com mobilidade reduzida - no Centro Histórico do Rio de Janeiro. A partir de um levantamento bibliográfico acerca do tema e de um trabalho em campo, foi elaborado um roteiro histórico-cultural acessível no Centro Histórico do Rio de Janeiro. Busca-se explicar a partir de dados obtidos durante a pesquisa de campo, como as melhorias de infraestrutura na região de estudo potencializam o turismo local, atendendo especialmente pessoas com necessidades especiais ou com mobilidade reduzida.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Gomes de Arruda, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO

Graduanda em Turismo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, bolsista de Iniciação Científica e integrante do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Turismo e Cidades (INTERTUR), sob orientação da Prof.ª. Dra. Simone Feigelson.

Downloads

Publicado

2021-02-13

Como Citar

Gomes de Arruda, C. (2021). RIO DE JANEIRO - UMA CIDADE MODELADA: UM ESTUDO SOBRE A ACESSIBILIDADE NO CENTRO HISTÓRICO DO RIO DE JANEIRO. Humanidades Em Revista, 1(2), 101. Recuperado de https://seer.unirio.br/hr/article/view/10886