ATUAÇÃO CONTEMPORÂNEA E O CINEMA DE GARAGEM

CORPOS DE INFERNINHO NAS BORDAS DO FICCIONAL

Autores

Palavras-chave:

Atuação contemporânea, Acontecimento, Amizade

Resumo

Propomos neste artigo uma discussão que leva em consideração as contaminações entre teatro e cinema, com um olhar voltado à atuação, ao acontecimento e ao processo criativo que desloca a ênfase da autoria única para praticar um tipo de composição que se dá no plural. Para isso, investigamos essas relações a partir do contexto de realização do filme Inferninho (2018, Ceará – Brasil), trabalho resultante da amizade e encantamento entre o coletivo de cinema Alumbramento e o Grupo Bagaceira de Teatro. A proposta reflexiva partiu de mapeamento conceitual a fim de levantar questionamentos sobre a atuação contemporânea; de nossa percepção como espectadoras e espectador do filme em questão; além de entrevista com a equipe de produção. Consideramos as noções de cinema de garagem e brodagem (Marcelo Ikeda), amizade e contemporâneo (Giorgio Agamben) como estímulos para a discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André de Souza Macedo, Universidade do Estado de Santa Catarina

André de Souza  Macedo - Graduado  em  Teatro  pela  Universidade  Federal  do  Rio  Grande  do  Sul –UFRGS. Atualmente  é  diretor  de  artes  cênicas  na  UNILA  e  doutorando  no  Programa  de  Pós-graduação  em  Teatro  da Universidade   do   Estado   de   Santa   Catarina   (UDESC),   com   pesquisa   em   atuação   entre   teatro   e   cinema. Participante do ÁHQIS - Núcleo de Pesquisas Sobre Processos de Criação Artística, grupo voltado à pesquisa em atuação como experiência no aqui e agora.

Suelen Grimes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Atriz e pesquisadora, mestranda do Programa de Pós Graduação em Teatro da Universidade do Estado  de  Santa  Catarina  (UDESC),  com  pesquisa  em  atuação  contemporânea.  Cursa  simultaneamente  a graduação   em   Teatro -Licenciatura,   na   mesma   instituição   e   possui   bacharel   em   Comunicação   Social -Jornalismo, pela Faculdade Satc (Criciúma-SC). Atualmente é integrante do ÁHQIS-Núcleo de Pesquisas Sobre Processos de  Criação  Artística,  grupo  voltado  para  pesquisas  em  procedimentos  de  atuação.  Já  desenvolveu experiências artísticas em dança e fotografia.

Publicado

2021-08-17

Como Citar

Garcia, P. P., de Souza Macedo, A., & Grimes, . S. . (2021). ATUAÇÃO CONTEMPORÂNEA E O CINEMA DE GARAGEM: CORPOS DE INFERNINHO NAS BORDAS DO FICCIONAL . Humanidades Em Revista, 3(1), 6–26. Recuperado de http://seer.unirio.br/hr/article/view/11195