POEMA EM QUEDA-LIVE:

UMA POSSIBILIDADE DE PRESENÇA CÊNICO-DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE AGAMBENIANA

Autores

  • Gednilson de Freitas Lima Universidade do Esatdo de Santa Catarina (UDESC)
  • Railson Gomes Almeida Universidade do Esatdo de Santa Catarina -UDESC

Palavras-chave:

Teatro Contemporâneo, Teatro Digital, Presença Cênica

Resumo

O presente artigo intenta dialogar sobre os conceitos de Presença Cênica e sua aplicabilidade com as pesquisas em teatro digital no contexto brasileiro, a partir de sua  contemporaneidade “agambeniana”. Para tanto estudamos o caso do espetáculo Poema em Queda-Live da Cia. Mungunzá de Teatro do estado de São Paulo, Brasil. Criando pontes com os trabalhos de Presença cênica e Zona de Turbulência do pesquisador Renato Ferracini (Lume/Unicamp), bem como o Contemporâneo de Girgi Agamben. Ao final do percurso apontamos que se mantidas as relações de comunicação extra-ficcinional, ou seja, a interlocução artista-público para além da ficção, no momento do evento artístico, tais conceitos podem ser chaves de análise do espetáculo contemporâneo em meio virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gednilson de Freitas Lima, Universidade do Esatdo de Santa Catarina (UDESC)

Mestrando em Teatro/ PPGT - UDESC, graduado em Teatro pela UNESPAR. Diretor Geral da Cia. SE7E. Atua como Clown, ator e professor de teatro.

Railson Gomes Almeida, Universidade do Esatdo de Santa Catarina -UDESC

Doutorando em Teatro/PPGT – UDESC, escreve e atua como artista, pesquisador e professor de teatro.

Publicado

2021-08-17

Como Citar

de Freitas Lima, G., & Gomes Almeida, R. . (2021). POEMA EM QUEDA-LIVE: : UMA POSSIBILIDADE DE PRESENÇA CÊNICO-DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE AGAMBENIANA. Humanidades Em Revista, 3(1), 102–114. Recuperado de http://seer.unirio.br/hr/article/view/11203