Edições anteriores

  • Anna Engelhardt (Nina Hard) - Colagem ca, 1960., Col. part.

    DOSSIÊ ATUAÇÃO CÊNICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA e VARIA
    v. 3 n. 1 (2021)

           Este dossiê foi organizado no contexto de uma atividade de ensino de pós-graduação cujo eixo foi a tentativa de combinação de três ideias para refletir sobre práticas criativas contemporâneas no território das Artes Vivas considerando a atuação cênica como ponto de partida. Estas ideias se referem à perspectiva de que um olhar contemporâneo é aquele que enfrenta o desafio de se deslocar do estabelecido como norma do tempo (Giorgio Agamben); à hipótese do acontecimento como meta da experiência da atuação; e ao desejo de que sempre brilharão as luzes das pessoas que resistem, como vagalumes que insistem no breu da noite (Georges Didi-Huberman)

            Durante as aulas da disciplina Espacialidades e Teatralidades no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina realizamos uma reflexão centrada de atuação cênica considerando a ideia de contemporaneidade proposta por Giorgio Agamben. Nosso principal objeto de estudos foram práticas brasileiras de atuação cênica, mas avançamos imediatamente para o campo das Artes Vivas, fugindo inclusive da dicotomia teatro ou performance.

     

  • Rhetoric-enthroned-invitation-antwerp-landjuweel-1561

    DOSSIÊ RETÓRICA E NARRATIVAS e VARIA
    v. 2 n. 2 (2020)

    Este Dossiê se originou de um curso ministrado em conjunto por Anita Almeida e Claudia Beltrão (DH/PPGH-UNIRIO) para estudantes de graduação e de pós-graduação. Reunindo artigos produzidos por graduandos, mestrandos e doutorandos da UNIRIO, UFRJ e UFRRJ, o Dossiê oferece uma série de estudos de casos em variados termos documentais, temáticos, temporais e espaciais. 
  • Dossiê Eurykleia e Varia

    DOSSIÊ EURYKLEIA e VARIA
    v. 2 n. 1 (2020)

    Dossiê Eurykleia – Reflexões sobre mulheres (in)visíveis, é fruto dos trabalhos de discentes que participaram do Colóquio Internacional – Construindo a base de dados Eurykleia: Antiguidade e História Digital. O evento foi sediado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, e contou com a presença de conferencistas das universidades de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), Toulouse (Jean Jaurès) e do Instituto UMR 8210 ANHIMA, como Violaine Sebillote Cuchet (coordenadora geral do projeto Eurykleia), Adeline Grand-Clement, Sophie Lalanne, Carmen Damour e Audrey Vasselin. Da equipe brasileira ligada ao projeto estavam presentes professoras(es) e pesquisadoras(es) como Claudia Beltrão da Rosa (coordenadora da equipe brasileira), Patricia Horvat, Miriam Coser, Lettícia Batista R. Leite, Brian Kibuuka, Fabio Faversani e Deivid Gaia – representantes de instituições públicas como a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • Humanidades em Revista” V1 N2 2019.

    “Humanidades em Revista” VARIA - V1 N2 2019. ISSN 2674-6468
    v. 1 n. 2 (2019)

    Este volume traz artigos de estudantes e jovens pesquisadores(as) em diferentes níveis de formação, baseados em documentação, bibliografia atualizada e no debate científico pertinente em cada caso. Este número da Humanidades em Revista oferece temas e abordagens variados, de autores(as) provenientes de várias instituições do Rio de Janeiro, como UNIRIO, UFRJ, UERJ, UVA, FMU e Colégio Pedro II. As contribuições aqui reunidas revelam não apenas a qualidade dos estudos e pesquisas realizados no Brasil, mas principalmente a relevância do investimento e cuidado na formação de novas gerações na grande área das Humanidades. Com abordagens e diálogos disciplinares distintos, em um amplo arco temporal que se estende do Oriente Médio Antigo até o Rio de Janeiro contemporâneo, este volume oferece à Comunidade Acadêmica alguns frutos do esforço de discentes e docentes em nossas universidades, e indica o amadurecimento das Humanidades em nosso meio acadêmico neste momento desafiador para todas(os) nós. Varia é, portanto, uma palavra-chave não somente do quotidiano do ensino, da pesquisa e da extensão, mas do interesse maior das Humanidades: o ser humano em toda a suavariedade.

  • Mapa de Pomponio Mela - Humanidades em Revista V1N2 2019

    DOSSIÊ PODER, RELIGIÃO E RELAÇÕES DE GÊNERO NA ANTIGUIDADE E NO MEDIEVO - V1N1 - 2019
    v. 1 n. 1 (2019)

    A publicação do Dossiê “Poder, religião e relações de gênero na Antiguidade e no Medievo” acompanha o renovado e crescente interesse dos graduandos brasileiros por essas duas áreas de estudo da História. Por um lado, houve, nos últimos anos, uma verdadeira investida da indústria do entretenimento (Netflix, The History Channel etc.) na produção de conteúdos que recriam o imaginário coletivo a respeito dessas duas temporalidades. Por outro, observamos uma efetiva e consistente reavaliação minuciosa e questionadora por parte dos especialistas acerca dos paradigmas teóricos e interpretativos que orientam nossa compreensão das sociedades do mundo antigo e do medieval. Os autores dos artigos reunidos neste volume aceitaram o desafio de produzir instrumentos de reflexão histórico-crítica em meio ao desdobramentos complexos dessas alterações epistemológicas em contexto pós-moderno. Cumpre salientar que tais trabalhos são a formalização do profícuo debate ocorrido no âmbito da IV Jornada de História Antiga e IX Jornada de Estudos Medievais da UNIRIO,