IVDAEA CAPTA: por uma análise retórica em torno de uma moeda de Vespasiano (RIC 422)

Autores

  • Guilherme Albuquerque Muharre Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

Moedas, Vespasiano, Tito, Flávios, Império Romano, Retórica visual, Sestércios.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo expor uma análise de uma moeda emitida pelo Senado romano no principado do Imperador romano Vespasiano (69-79 EC), que faz alusão à vitória de Roma sobre os judeus da província romana da Judeia, levando em consideração alguns aspectos retóricos de sua composição. Em outras palavras, o artigo irá se ater ao que a moeda em análise possui em sua composição: os elementos verbais e não verbais, isto é, imagens e legendas que foram confeccionadas com intencionalidades, destinadas a um público-alvo: a população da capital do império, a cidade de Roma. Para isso, inicialmente será apresentado um breve contexto histórico da política de Roma no recorte temporal selecionado; a seguir, o artigo irá se ater às particularidades da moeda escolhida e, por fim, comentários finais relacionando os dois pontos acima serão apresentados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Albuquerque Muharre, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela ESPM, licenciado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e mestrando bolsista em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2021-02-16

Como Citar

Muharre, G. A. (2021). IVDAEA CAPTA: por uma análise retórica em torno de uma moeda de Vespasiano (RIC 422). Humanidades Em Revista, 2(2), 68. Recuperado de https://seer.unirio.br/hr/article/view/10624