Em busca do nacional: a trajetória do objeto de descarte no filme "Pingue-Pongue na Mongólia"

Autores

  • Daniel Pradera Guimarães Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Memória social

Resumo

O presente artigo trata das características e significados apresentados no filme Pingue-Pongue da Mongólia (2005). Dentre esses, destacam-se os significados religioso e nacional, trabalhados no início e no fim do filme, respectivamente. A análise fílmica envolve a descrição e algumas das características intrínsecas aos personagens, bem como a trajetória de ressignificação do objeto. A narrativa fílmica aponta para uma trajetória de um objeto atravessada pelo saber-fazer do universo infantil. São trabalhados os contextos histórico, cultural e econômico, importantes para compreender elementos do filme. Busca-se entender a correlação entre esses fatores na significação do objeto e suas transições, de maneira que o filme possa ser considerado como um estudo. A proposta do presente trabalho é a busca pela abrangência das relações entre um objeto material e a ideia de nação, compreendendo assim as suas manifestações representadas no filme. Aborda-se o objeto nacional como uma narrativa e representação, com enfoque em sua trajetória de descarte e de ressignificação.

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Publicado

2021-02-16

Como Citar

Guimarães, D. P. (2021). Em busca do nacional: a trajetória do objeto de descarte no filme "Pingue-Pongue na Mongólia". Humanidades Em Revista, 2(2), 91. Recuperado de https://seer.unirio.br/hr/article/view/10819