UMA ANÁLISE RETÓRICA DO NACIONALISMO DE FRANK CAPRA NO FILME “PRELÚDIO DE UMA GUERRA” (1942).

Autores

  • MARÍLIA MONITCHELE Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Cinema e História, Retórica.

Resumo

O presente artigo tem como proposta analisar os elementos retóricos do primeiro filme da série Por que lutamos? - Prelúdio de uma Guerra, produzido por Frank Capra em 1942, logo após a entrada oficial dos EUA na II Guerra Mundial. Para tal, apresentaremos o diretor, indicando algumas de suas visões de mundo e posicionamentos sociais e políticos, a seguir falaremos sobre a construção narrativa e os elementos fílmicos do documentário analisado e por último nos deteremos em seus elementos retóricos e suas funções sociais e discursivas. Tal esforço nos ajuda a compreender a potência dos objetos de cultura (no nosso caso o cinema) como campo de análise das disputas sociais e militares, bem como seu uso para a propagação e legitimação de políticas de Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARÍLIA MONITCHELE, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Formada em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestranda em História intelectual, relações de poder e cultura no Programa de pós-graduação em História da UFRRJ. Atualmente é bolsista Capes, foi bolsista do Programa de Educação tutorial e posteriormente no programa de iniciação cientifica da FAPERJ. Sua pesquisa analisa as relações de poder e cultura no cinema americano no contexto da Segunda Guerra Mundial. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea dos Estados Unidos e do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história dos Estados Unidos; relações entre Cinema e História.

Downloads

Publicado

2021-02-16

Como Citar

MONITCHELE, M. (2021). UMA ANÁLISE RETÓRICA DO NACIONALISMO DE FRANK CAPRA NO FILME “PRELÚDIO DE UMA GUERRA” (1942). Humanidades Em Revista, 2(2), 76. Recuperado de https://seer.unirio.br/hr/article/view/10769