USO DAS TIC NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM BASEADO NA AUTORIA INDIVIDUAL E COLETIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA IFES

Autores

  • Cibeli Reynaud
  • Vicente Nunes

DOI:

https://doi.org/10.9789/2179-1430.2014.v2i2.13-22

Resumo

Esse artigo trata da experiência de formação em EAD oferecida pela universidade UNIRIO entre 2010 e 2014. A proposta do curso é a formação de profissionais para trabalhar nas áreas de Tutoria, Elaboração de Material e Gestão na EAD. A metodologia de ensino utilizada foi baseada em propostas pedagógicas segundo as quais os alunos seriam submetidos a atividades que utilizassem a autoria (individual e coletiva) como um recurso de aprendizagem.
O uso dos recursos digitais online permitiu a participação ativa dos alunos na construção de seus conhecimentos. A experiência desse curso nos leva a crer que, quando são convidados a participarem de forma ativa no processo de aprendizagem os alunos constroem seus conhecimentos de forma mais sólida. A experiência de implantação desse tipo de proposta em uma universidade pública mostrou-se bastante ousada e abre outras perspectivas em relação ao uso dos recursos digitais online na Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-04-15

Como Citar

Reynaud, C., & Nunes, V. (2015). USO DAS TIC NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM BASEADO NA AUTORIA INDIVIDUAL E COLETIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA IFES. Alcancead, 2(2), 13–22. https://doi.org/10.9789/2179-1430.2014.v2i2.13-22