As tendências do ensino a distância

Autores

  • Jornal DCI

DOI:

https://doi.org/10.9789/2179-1430.2010.v1i1.%25p

Resumo

A educação a distância há muito deixou de ser sinônimo de curso barato e de qualidade duvidosa. De acordo com o Censo Ead.br (2008), em 2004 foram realizadas quase 310 mil matrículas no Brasil. Em quatro anos, esse número passou para 1.075.272. O número de instituições educacionais com cursos a distância também teve uma evolução expressiva: de 166 para 376.

Educação a distância e tecnologia caminham lado a lado. Manter-se atualizado significa estar em sintonia com as transformações tecnológicas desenvolvidas e aplicadas, pois muitas destas inovações podem contribuir em todas as fases da formação pedagógica dos alunos.

Educar no EAD requer metodologia de ensino que esteja pautada em pressupostos da navegabilidade, da conectividade, da mobilidade, da portabilidade, da intertextualidade e da hipertextualidade, como elementos para potencializar a ação de alunos e professores que se inter-relacionam em sistemas de educação a distância. As tendências educacionais estão fundamentadas no desenvolvimento de novas tecnologias digitais, que modificarão sobremaneira o acesso aos conteúdos. Elas estarão disponíveis em um arranjo de uma espécie de plurimultimídias oferecidas a estudantes e a professores durante todo o processo de ensino. Os sistemas de comunicação serão integrados em diferentes aparatos tecnológicos móveis, como celulares, computadores portáteis e quaisquer outros dispositivos que possibilitarem conectividade e mobilidade como ponto de acesso a ambientes virtuais.

A transformação tecnológica deu as condições necessárias para o desenvolvimento de uma modalidade educacional denominada m-learning (mobile learning), que consiste na utilização de dispositivos móveis e portáteis. PDAs (assistentes pessoais digitais), telefones móveis e outros dispositivos portáteis conectados pelas redes sem fio são aplicados em educação. Essas tecnologias permitem compartilhamento da informação em diferentes mídias, extrapolando limitações.

O EaD foi mudando a forma de operar de acordo com a identidade institucional de cada programa, dos modelos pedagógicos e do desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por meio de materiais impressos, rádio, televisão, videoconferência, teleconferência e, mais recentemente, internet. O uso das TIC serviu como alicerce para o desenvolvimento de metodologias educativas, que privilegiaram relacionamentos socioeducativos.

O material didático impresso ainda é apropriado para estudantes de cursos de graduação, que têm à disposição os principais conteúdos da disciplina de forma organizada. Além disso, este recurso apresenta a facilidade da mobilidade, pois, sem necessidade de conexão, o estudante pode acessar os conteúdos da disciplina em qualquer lugar. Hoje, podemos perceber quanto a metodologia do EAD impactou de forma positiva a educação. No último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), os alunos de EAD tiveram melhor desempenho que os do ensino presencial. Os estudantes do mundo virtual conquistaram maturidade saudável para aproveitar as oportunidades e as ferramentas disponibilizadas no seu aprendizado. O perfil desses alunos revela necessidade de aperfeiçoamento e desenvolvimento de características de autodidatismo, como a leitura média de mais de 1.200 páginas em um semestre.

O uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) é outra tendência do ensino a distância. Pelo REA, alunos de diferentes realidades socioeconômicas têm acesso a conteúdos educacionais na internet, em sites de instituições de ensino. O modelo concretiza a democratização da educação, cujos conteúdos podem ser remixados, adaptados às realidades locais, transformados e compartilhados.

Novas plataformas multimídia são criadas em uma velocidade meteórica. A realidade da televisão interativa está próxima, e, com ela, surgem outras possibilidades de interação entre aluno e professor. Essas descobertas vão possibilitando novos rumos para a educação a distância, que, assim como a tecnologia, está em constante desenvolvimento.



http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=4&id_noticia=330472

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

DCI, J. (2010). As tendências do ensino a distância. Alcancead, 1(1). https://doi.org/10.9789/2179-1430.2010.v1i1.%p

Edição

Seção

EDITORIAL