A MÚSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO

Vanessa Weber de Castro

Resumo


A Música, como componente curricular obrigatório, não está presente nas escolas brasileiras desde a década de 60. No entanto, com a recente Lei 11.769/08, que prevê a volta da Música como disciplina, cria-se uma nova perspectiva para o ensino da música no Brasil. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo apresentar o resultado parcial de um levantamento que está sendo realizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro para localizar escolas estaduais onde profissionais habilitados em música estejam lotados como professores de Artes. Em tais escolas, em decorrência da formação acadêmica do professor, a música está presente como modalidade artística específica inserida no âmbito da disciplina Artes, que é oferecida do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Das 124 escolas consultadas via e-mail e telefone, somente 12 informaram que entre seu corpo docente há um professor habilitado em música; 42 escolas relataram possuir algum tipo de atividade musical como bandas, oficinas e corais, sendo que estas são dirigidas por um profissional contratado pelo colégio, um animador cultural ou algum voluntário, estando o ensino de música dissociado da disciplina Artes, enquanto 69 escolas informaram não realizar nenhuma atividade musical.

Palavras-chave


Ensino de Música; Rede estadual do Rio de Janeiro; Ensino fundamental

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