TEXTURAS HARMÔNICAS PRESENTES NA PRIMEIRA SINFONIA DE CÂMARA OP.9, DE ARNOLD SCHOENBERG

Carlos de Lemos Almada

Resumo


Resumo
Este estudo tem por objetivo apresentar e discutir as texturas harmônicas presentes na Primeira Sinfonia de Câmara op.9, de Arnold Schoenberg, cuja análise de sua estrutura tonal constitui minha atual pesquisa de doutorado. O estudo dessas texturas implicou a criação de uma tipologia que pudesse abranger as diversas alternativas de organização harmônica presentes na superfície musical da referida obra. Nessa tipologia foram tomados como base tanto conceitos teóricos elaborados originalmente pelo compositor (SCHOENBERG, 1969; SCHOENBERG, 2001), quanto uma nova terminologia desenvolvida especificamente a partir das demandas da análise, a saber, “cortinas cadenciais”, “nuvens harmônicas” e “zonas de incerteza tonal”. Uma avaliação quantitativa das diversas texturas harmônicas presentes na Sinfonia, no que se refere às suas extensões relativas, é apresentada no final do artigo, com o intuito de trazer maiores esclarecimentos sobre as inter-relações estruturais entre forma e harmonia, que representam uma das principais questões de estudo da pesquisa.
Palavras-chave: Primeira Sinfonia de Câmara op.9; texturas harmônicas; correlação forma-harmonia.

Abstract
This study aims at presenting and discussing the harmonic textures employed in the First Chamber Symphony op.9, composed by Arnold Schoenberg, of which the analysis of tonal structure is the subject of my doctorate research project. The study of these textures implied in the creation of a typology sufficiente to encompass the several alternatives of harmonic organization that are present in the musical surface of the Symphony. This typology was based not only on the concepts originally elaborated by the composer (SCHOENBERG, 1969; SCHOENBERG, 2001), but also on a new terminology, developed according to the demands of the analysis (the “candential curtains”, the “harmonic clouds”, and the “tonal-uncertainty zones”). A quantitative evaluation of the relative extension of several harmonic textures in the Symphony is shown at the final part of this article, in order to shed some lights on the structural inter-relationships that exist between form and harmony, which is one of the main questions examined in my currente investigation.
Keywords: First Chamber Symphony op.9; harmonic textures; correlation form-harmony.

Palavras-chave


Primeira Sinfonia de Câmara op.9; texturas harmônicas; correlação forma-harmonia

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