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ATUALIZADO EM 1 DE JULHO DE 2018

ANTES DE INICIAR A SUBMISSÃO DE SEU MANUSCRITO, LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES CONTIDAS NO TEXTO E NOS LINKS.

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PODE LEVAR ATÉ 6 MESES PARA QUE O PARECER DOS AVALIADORES SEJA EMITIDO.

Diretrizes para Autores

A Revista de Pesquisa: Cuidado é fundamental On Line [RPCFO] foi transferida para o formato eletrônico (SEER) em maio de 2009, sem fins lucrativos. Atualmente é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)- Mestrado e Doutorado em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro [UNIRIO], com periodicidade trimestral, compondo-se de um volume por ano com quatro números. Está classificada no QUALIS/CAPES como B2.

Quando da submissão dos manuscritos, em METADADOS DA SUBMISSÃO devem constar todos os AUTORES que por ventura estejam mencionados como << AUTOR >> no corpo do texto. O encaminhamento do manuscrito, anexos e o preenchimento de todos os dados, são de inteira responsabilidade do autor que está submetendo o manuscrito e não do Editor.

A inclusão dos Registros ORCID nos Metadados da Submissão é OBRIGATÓRIA, caso contrário, a submissão será arquivada.

Todos os manuscritos são previamente apreciados pelo Editor no que se refere à adequação às Normas da RPCFO de FORMATAÇÃO e ESTRUTURA e, se considerados adequados, serão encaminhados para os consultores Ad hoc, de reconhecida competência na temática abordada. Em caso de desacordo, será enviado para uma segunda avaliação. No caso da identificação de conflito de interesse por parte dos consultores, será encaminhado para outro consultor.

FORMATAÇÃO GERAL DO MANUSCRITO

 

FORMATO: “.doc”

 

FOLHA: Tamanho A4;

 

MARGENS: 2,5 cm nas quatro margens;

 

FONTE: Trebuchet MS; fonte 11 (incluindo tabelas e referências). Para citação direta com mais de 3 linhas, utilizar fonte 10.

 

ITÁLICO: Somente para palavras ou expressões em idioma diferente do qual o manuscrito foi redigido ou em transliteração de depoimentos.

 

NOTAS DE RODAPÉ: a partir da segunda página, usar os seguintes símbolos e nesta sequência: †,‡,§,††,‡‡, §§, †††, etc.

 

ESPAÇAMENTO: Duplo no decorrer do manuscrito, inclusive no resumo.

 

Simples para título, descritores, citação direta com mais de três linhas e em transliteração de depoimento.

 

LIMITE DE PALAVRAS CONFORME CATEGORIA DE ARTIGO (incluindo referências):

 

 1. Editorial – Limite máximo de 600 palavras;

 

 2. Artigos originais – Limite máximo 4500 palavras;

 

 3. Revisão – Limite máximo de 5000 palavras;

 

 ANÁLISE DE PLÁGIO

 

A partir de Janeiro de 2019, uma nova etapa será inserida no processo de revisão dos manuscritos. Um software irá avaliar a questão de plágio, tendo os seguintes resultados:

 

– Até 25% de plágio – será enviada uma carta aos autores, contendo orientações e recomendações;

 

– Mais de 50% de plágio – será realizada a captação dos autores e da instituição, sendo cumpridas as questões e deveres éticos em relação aos trabalhos científicos

 

ESTRUTURA DO MANUSCRITO

 

1. Título (Português,Inglês, Espanhol)

 

2. Resumo (nos 3 idiomas do título)

 

3. Descritores (nos 3 idiomas do título)

 

4. Introdução

 

5. Metodologia

 

6. Resultados

 

7. Discussão

 

8. Considerações finais/conclusão

 

9. Referências

 

OBS: AGRADECIMENTOS, APOIO FINANCEIRO OU TÉCNICO, DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSE FINANCEIRO E/OU DE AFILIAÇÕES:

 

 

 

É responsabilidade dos autores as informações e autorizações relativas aos itens mencionados acima;

 

Deverá contar em uma nova seção, logo após a conclusão. Citar o número do edital ao qual a pesquisa está vinculada.

 

 

 

FORMATAÇÃO DA ESTRUTURA DO MANUSCRITO

 

O manuscrito não poderá ter a identificação dos autores, esta identificação deverá estar somente na página de identificação.

 

As palavras “RESUMO”, “DESCRITORES”, “INTRODUÇÃO”, “MÉTODO”, “RESULTADOS”, “DISCUSSÃO”, “CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONCLUSÃO”, “REFERÊNCIAS” e demais que iniciam as seções do corpo do manuscrito devem ser digitadas em CAIXA ALTA, NEGRITO E ALINHADAS À ESQUERDA.

 

TÍTULO

 

Deve aparecer nos 3 idiomas do Resumo;

 

Tem limite de 16 palavras;

 

CAIXA ALTA, NEGRITO, ESPAÇAMENTO SIMPLES E CENTRALIZADO.

 

RESUMO

 

Incluir, de forma estruturada, informações de acordo com a categoria do artigo. Inclui: objetivo, método, resultados e conclusão.

 

Texto limitado a 150 palavras, no idioma no qual o artigo foi redigido;

 

Não poderão conter abreviaturas, nem siglas.

 

DESCRITORES

 

Apresentados imediatamente abaixo do resumo e no mesmo idioma deste, sendo a palavra “descritores” em: CAIXA ALTA E EM NEGRITO;

 

Inserir 5 descritores, separando-os por ponto e vírgula, e a primeira letra de cada descritor em caixa alta;

 

Os descritores devem identificar ou refletir os principais tópicos do artigo;

 

Preferencialmente, as palavras utilizadas nos descritores não devem aparecer no título;

 

Para determiná-los, consultar a lista de Descritores em Ciências da Saúde (DECS) → http://decs.bvs.br; Lembrar de clicar em: “Descritor Exato”.

 

Também poderão ser utilizados descritores do Medical Subjetc Headings (MeSH) → www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html.

 

Espaçamento simples entre linhas, conforme exemplo:

 

DESCRITORES: Educação; Cuidados de enfermagem; Aprendizagem; Enfermagem; Ensino.

 

INTRODUÇÃO

 

Deve conter justificativa, fundamentação teórica e objetivos. A justificativa deve definir claramente o problema, destacando sua importância, lacunas do conhecimento, e o referencial teórico utilizado quando aplicável.

 

METODOLOGIA

 

Deve conter o método empregado, período e local em que foi desenvolvida a pesquisa, população/amostra, critérios de inclusão e de exclusão, fontes e instrumentos de coleta de dados, método de análise de dados.

 

Para pesquisa que envolva seres humanos os autores deverão explicitar a observação de princípios éticos, em acordo com a legislação do país de origem do manuscrito, e informar o número do parecer de aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa de acordo com a legislação vigente.

 

Ressalta-se a importância da inserção do Parecer do Comitê de Ética na sessão “documentação suplementar”, no ato da submissão do artigo.

 

RESULTADOS

 

Informações limitadas aos resultados da pesquisa. O texto deve complementar informações contidas em ilustrações apresentadas, não repetindo os dados.

 

Inserir sempre o valor de “n” e a porcentagem entre parênteses. Lembrando que n abaixo de 10 deverá estar escrito por extenso e igual ou acima de 10 deverá ser numérico.

 

Exemplo: “Dos 100 participantes, 15 (15%) referiram melhora do quadro e seis (6%) referiram piora”.

 

DISCUSSÃO

 

Apresentação de aspectos relevantes e interpretação dos dados obtidos. Relação e discussão com resultados de pesquisas, implicações e limitações do estudo. Não devem ser reapresentados dados que constem nos resultados.

 

CONCLUSÕES OU CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Destacar os achados mais importantes, comentar as limitações e implicações para pesquisas futuras;

 

Fundamentadas nos objetivos, resultados e discussão, evitando afirmações não relacionadas ao estudo e/ou novas interpretações. Incluir as contribuições do estudo realizado.

 

AGRADECIMENTOS

 

Destinar nesta seção os agradecimentos as agências de financiamentos ou organizações que de alguma forma contribuirão para a realização do estudo.

 

Não se aplica agradecer pessoas ou autores que colaboraram na pesquisa.

 

REFERÊNCIAS

 

As referências devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que aparecem no texto pela primeira vez, e apresentadas de acordo com o estilo Vancouver.

 

Limite máximo de 30 referências;

 

Exclusivamente, para Artigo de Revisão, não há limite quanto ao número de referências;

 

Sugere-se incluir referências atuais e estritamente pertinentes à problemática abordada, evitando número excessivo de referências em uma mesma citação;

 

Artigos disponíveis online devem ser citados segundo normas de versão eletrônica;

 

ANEXOS

 

Os anexos, quando indispensáveis, devem ser citados no texto e inseridos após as referências.

 

ORIENTAÇÕES PARA ILUSTRAÇÕES 

 

Por ilustrações entendem-se tabelas, quadros e figuras (gráficos, diagramas, fotos).

 

São permitidas, no máximo, 5 ilustrações as quais devem ser numeradas consecutivamente, em algarismos arábicos

 

Devem ser indicadas no texto com a primeira letra maiúscula.

 

Exemplo: Tabela 2, Quadro 1, Figura 3.

 

A fonte das informações da ilustração, quando resultante de outra pesquisa, deve ser citada e constar nas referências

 

Tabelas e quadros

 

Dimensão máxima de 22 cm de altura por 16,5 cm de largura

 

Utilizar traços internos somente abaixo e acima do cabeçalho e, na parte inferior da tabela;

 

Não devem apresentar nem linhas verticais e horizontais no interior da tabela

 

Devem ser inseridas o mais próximo possível da indicação, e desenhadas com ferramenta apropriada do Microsoft Word for Windows 98® ou compatíveis.

 

Utilizar fonte Trebuchet MS, tamanho 11, espaçamento simples entre linhas.

 

O título de tabelas e quadros deve ser colocado imediatamente acima destes, com espaçamento simples, sem negrito. Seguindo os exemplos abaixo:

 

Exemplo 1: Quadro 1 – Intervenções de enfermagem. Belo Horizonte, MG, Brasil, 2010 (Sem ponto final) 

 

Exemplo 2: Tabela 1 – Características socioeconômicas de gestantes portadoras de diabetes mellitus tipo II. Curitiba, PR, Brasil, 2015 (Sem ponto final)

 

Figuras (Gráficos, Diagramas, Fotos)

 

Dimensão máxima de 22 cm de altura por 16,5 cm de largura.

 

Devem ser apresentadas no texto, o mais próximo possível da indicação, e anexadas em arquivo separado, com qualidade necessária à publicação. Preferencialmente, no formato JPEG, GIF ou TIFF, com resolução mínima de 300 dpi.

 

O título da figura deve ser colocado imediatamente abaixo desta, separado por ponto do nome da cidade, estado, país e ano. Esses últimos separados por vírgula e sem ponto final.

 

Exemplo: Figura 1 – Estilos de liderança segundo a Teoria do Grid Gerencial. São Paulo, SP, Brasil, 2011

 

Não são publicadas fotos coloridas e fotos de pessoas (exceto as de acesso público, já publicadas).

 

ORIENTAÇÕES PARA CITAÇÕES E DEPOIMENTOS

 

1) Citação indireta ou paráfrase

 

Informar o número da referência imediatamente ao término do texto, sem espaço, entre parênteses, e antes do sinal gráfico.

 

Exemplo: O enfermeiro contribui para a prevenção de condições incapacitantes1.

 

2) Citação sequencial/intercalada

 

Separar os números de cada referência por traço, quando for sequencial.

 

Exemplo: 8-10  – a informação refere que as referências 8, 9 e 10 estão inclusas.

 

Separar os números de cada referência por vírgula, quando for intercalada. 

 

Exemplo: 8,10  – a informação refere que as referências 8 e 10 estão inclusas.

 

3) Citação direta com até três linhas

 

Inserida no corpo do parágrafo e entre aspas. O número e página correspondentes à citação literal devem constar sobrescritos, entre parênteses e separados por dois pontos.

 

Exemplo: 8:13 – a informação se refere à referência 8, página 13.

 

4) Citação direta com mais de três linhas

 

Constar em novo parágrafo, justificado à direita e com recuo de 4 cm da margem esquerda, digitada em fonte Trebuchet MS 10, espaço simples entre linhas, sem aspas.

 

O número e página correspondentes à citação direta devem constar sobrescritos, entre parênteses e separados por dois pontos.

 

Exemplo: (8:345-6)    o número 8 se refere à referência e o 345-9 às páginas.

 

5) Depoimento

 

A transliteração de depoimento deverá constar em novo parágrafo, digitada em fonte Trebuchet 11, itálico, com espaçamento simples entre linhas, sem aspas.

 

Comentários do autor devem estar entre colchetes e sem itálico.

 

A identificação do sujeito deve ser codificada (explicar a codificação na metodologia), entre parênteses, sem itálico e separada do depoimento por ponto.

 

Exemplo: [Comunicação] é você expressar algo, dizer alguma coisa a alguém é o ato de se comunicar […]. (Familiar 2)

 

 

 

PÁGINA DE IDENTIFICAÇÃO

 

Título

 

Deve ser conciso e refletir a ideia principal do manuscrito, com no máximo 16 palavras e excluindo a localização geográfica da pesquisa.

 

CAIXA ALTA, NEGRITO, ESPAÇAMENTO SIMPLES, CENTRALIZADO

 

IMPORTANTE: Em caso do manuscrito ter origem em tese, dissertação, monografia ou trabalho de conclusão de Curso, deverá conter asterisco (*) ao final do título e a respectiva informação em nota de rodapé.

 

Autoria (fonte Trebuchet MS 11)

 

Limitado a seis autores;

 

Nomes, completos, apresentados imediatamente abaixo do título, alinhados à direita, separados por vírgula, numerados com algarismos arábicos sequenciais e sobrescritos. 

 

Espaçamento simples entre as linhas;

 

As informações dos autores (formação, maior titulação acadêmica, cargo ocupado, nome da instituição, cidade, estado e país), deverão ser apresentadas imediatamente abaixo dos nomes, justificado, com fonte Trebuchet MS 10 e espaçamento entre as linhas em 1,15.

 

Cidade, estado e país, separados por hífen.

 

Autor Correspondente

 

Autor correspondente é aquele para o qual a RPCFO encaminhará os comunicados a respeito do processo de análise do manuscrito. É responsável por representar os demais autores quanto às alterações no texto, fluxo do manuscrito e aceite formal da versão final do manuscrito para publicação. 

 

Informar nome, instituição vinculada, endereço (rua, nº, CEP, cidade, estado, país), telefone e e-mail (fonte 10).

 

O nome do autor correspondente constará como tal por ocasião da publicação do artigo. É sua responsabilidade comunicar à RPCFO qualquer mudança no endereço e/ou problemas com o e-mail, a fim de evitar atrasos no processo de análise do manuscrito.

 

Modelo para download: modelo de página de identificação

 

CÓPIA DO PARECER DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

 

Para artigo de pesquisa que envolva seres humanos, enviar cópia do parecer de aprovação, com o respectivo número do protocolo, emitido por Comitê de Ética em Pesquisa e de acordo com a legislação do país de origem do manuscrito. A cópia deve ser anexada como documento suplementar.

 

A cópia deve ser anexada como documento suplementar e, na íntegra, contendo o parecer de “Aprovado”.

 

DOCUMENTO DE SUBMISSÃO

 

Este documento inclui a declaração de responsabilidade, de transferência de direitos autorais, de participação no manuscrito e de conflito de interesses.

 

Deve ser preenchido e assinado por todos os autores e anexado como documento suplementar.

 

Exemplo: Documento de submissão

 

O manuscrito que NÃO cumprir tais Normas, por INCOMPLETUDE ou INADEQUAÇÃO, SERÁ SUMARIAMENTE DEVOLVIDO antes mesmo de ser submetidos à avaliação PELO CONSULTOR. Portanto, solicitamos atenção na das normas para submissão de manuscritos. Caso não seja atendida a solicitação ajustes no prazo de 3 (três) dias, o mesmo será ARQUIVADO e se houver interesse ainda em publicá-lo, deverá ser submetido novamente, onde será iniciado novo processo de julgamento por pares.

O processo de avaliação utiliza o sistema Doubleblind peer review, preservando a identidade dos autores e consultores, com emprego de formulário da RPCFO. O prazo de devolução para os pareceres é, no máximo, 28 dias, quando for aceita a realização da avaliação pelos avaliadores. Caso contrário, será enviado para outros consultores. Em persistindo a não aceitação, dois membros do Conselho Editorial avaliarão o artigo.

Os pareceres dos avaliadores serão disponibilizados online para o autor responsável pela submissão que terá o prazo de 10 (dez) dias para atender as solicitações. Caso contrário, o manuscrito será ARQUIVADO após envio de comunicado para todos os autores por entendermos que não houve interesse em atender a solicitação para ajustes de acordo com as avaliações realizadas. Porém, se houver interesse ainda em publicá-lo, o artigo deverá ser submetido novamente, onde será iniciado novo processo de julgamento por pares. 

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