O TERMO NECESSIDADE DE SAÚDE NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM

Autores

  • Luzia Bernardo Rosa EEAP UNIRIO
  • Florence Romijn Tocantins UNIRIO
  • Thaís Araujo Nery UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, Necessidades e demanda de serviços, Determinação de Necessidades de Cuidados de Saúde.

Resumo

INTRODUÇÃO

A inquietação para o estudo teve origem na vivência dos estágios curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem onde houve oportunidade de reconhecer diferentes ações do enfermeiro na assistência, em vários cenários de atenção à saúde. Conforme os cenários assistenciais mudavam, as ações profissionais eram diferentes, e se fundamentavam em formas também diferentes de conceber as necessidades de saúde das pessoas. O termo necessidade é um dos fundamentos da prática profissional de enfermagem, estando presente no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, quando trata dos princípios fundamentais, afirmando que o enfermeiro deve desenvolver ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população (COFEN, 2007). É possível reconhecer ainda que diferentes teorias de enfermagem apresentam concepções de necessidades, de forma implícita ou explícita, mediante perspectivas objetivas e subjetivas (TOCANTINS e SOUZA, 1997 e OLIVEIRA, 2002a).

OBJETIVOS

O presente estudo teve como objetivos: identificar a concepção de necessidade de saúde na literatura científica de enfermagem e analisar a concepção de necessidades de saúde que fundamenta as ações do enfermeiro em diversos cenários assistenciais, de acordo com a literatura.

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa exploratória que teve como estratégia metodológica a revisão bibliográfica de produções científicas no período de 2003 a 2008. A busca foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS): Base de Dados da Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino-Americana e do Caribe de Ciências da Saúde (LILACS). Para o acesso às produções foi estabelecido como descritores: Cuidados de enfermagem; Necessidades e demanda de serviços; e,  Determinação de necessidades de cuidados de saúde. Considerando o resultado da busca nas Bases de Dados Bibliográficos, e excluindo as produções que aparecem repetidamente nas duas bases, o levantamento realizado permitiu identificar 12 artigos. Estes artigos foram analisados com abordagem qualitativa mediante a técnica análise de conteúdo, tendo como recurso uma matriz de análise. A discussão dos resultados ocorreu tendo por referência categorias teóricas de necessidades identificadas por Oliveira (2002a, 2002b): a ação de enfermagem fundamentada nas necessidades humanas básicas, as necessidades como resposta a estimulo de adaptação humana, necessidades humanas como expressão da ética e moral do homem, necessidade humana como construção subjetiva resultante dos processos de construção de significados.

RESULTADOS

Foram analisados 12 artigos, com predomínio de publicações da região sudeste, revistas originadas de universidades e quantidade de publicações significativamente maior no ano de 2007. Em relação ao cenário, houve predominância dos hospitais, com destaque para unidades de terapia intensiva. As ações de enfermagem situadas foram: verificar necessidade de cuidados de enfermagem, intervenção terapêutica, avaliação da demanda de trabalho. A concepção de necessidade mais destacada nos artigos, com base na classificação apresentada por OLIVEIRA (2002a, 2002b), foi: como resposta a estimulo de adaptação humana e como ações de enfermagem fundamentada nas necessidades humanas básicas. Neste sentido a produção cientifica na área da Enfermagem está centrada na concepção de necessidades de saúde numa perspectiva objetiva do processo saúde-doença. Esta concepção pode levar a perder de vista as necessidades de saúde e demandas de serviços com foco no coletivo apresentados por grupos da população. Segundo Oliveira (2008, p 210) “não basta criar um novo conhecimento é preciso que alguém se reconheça nele”. Esta idéia justifica que a enfermagem amplie seu olhar quanto às necessidades de saúde, para estabelecer uma relação entre as práticas de enfermagem e a satisfação das necessidades assistenciais. (TOCANTINS e SOUZA, 1997)

CONCLUSÃO

Constatou-se que o foco central das produções analisadas se refere à ação do enfermeiro junto ao paciente internado, concebendo necessidades de saúde tanto como resposta a estímulos de adaptação humana como orientadas pelas necessidades humanas básicas. Contudo, reconhece-se que a forma de se trabalhar em enfermagem, incluindo os cenários e as tecnologias envolvidas, deve contemplar o cuidado individual e o coletivo. Isto não significa negar a importância da satisfação das necessidades individuais, mas valorizar a ação profissional na perspectiva de desenvolver ações considerando os indivíduos como sujeitos ativos e capazes agir pela transformação de sua realidade, e desta forma aproximar a perspectiva subjetiva à do coletivo. Este estudo reforça a importância da reflexão sobre as concepções de necessidades na literatura científica de enfermagem a fim de se ultrapassar a dimensão biológica e normativa, voltada para a doença. Essa reflexão poderá subsidiar, entre outros, a construção de um cuidado que contemple a dimensão psicossocial e coletiva, considerando que a forma de se conceber necessidade está implícita nas ações desenvolvidas pelo enfermeiro.

 

REFERÊNCIAS

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM - COFEN.Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.Rio de Janeiro: COFEN, 2007.

 

OLIVEIRA D.C. A Categoria necessidades nas teorias de enfermagem: recuperando um conceito, R Enferm UERJ, Rio de Janeiro, v.10, n.1, p.47-52, jan. /abr.2002.a

 

OLIVEIRA D.C. Revendo a Categoria Necessidades Humanas nas Teorias de Enfermagem, R  Enferm UERJ, Rio de Janeiro, v.10, n.3, p.231-236, set. /dez.2002.b

 

OLIVEIRA D.C. As necessidades humanas e de saúde e sua apropriação no campo da enfermagem em saúde coletiva. In: SANTOS, Iraci et al. Enfermagem e campos de prática em saúde coletiva. São Paulo: Atheneu, 2008.

 

TOCANTINS, Florence Romijn e SOUZA, Elvira de Felice. O agir do enfermeiro em uma unidade básica de saúde: Analise compreensiva das necessidades e demandas. Esc Anna Nery Rev Enferm .  v. 1, n. especial de lançamento, p. 143-159, julho de 1997.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-11-25

Como Citar

1.
Rosa LB, Tocantins FR, Nery TA. O TERMO NECESSIDADE DE SAÚDE NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 25º de novembro de 2010 [citado 19º de abril de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1033

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics