INTERVENÇÕES NAS CONDIÇÕES GERADORAS DE AGRAVOS AS ESTRUTURAS ÓSSEAS, ARTICULARES E MUSCULARES DO TRABALHADOR DE ENFERMAGEM.

Autores

  • Viviane Quintana Barbosa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palavras-chave:

Enfermagem, DORT, Saúde do Trabalhador

Resumo

 

INTRODUÇÃO: A globalização e as transformações capitalistas tornaram-se complexas nas relações de trabalho à lógica do Fordismo e do Taylorismo, sendo substituídas pela flexibilidade da produção, pela produtividade e adequação ao mercado(COLLET; ROZENDO, 1998).  Com o avanço da tecnologia, o hospital está se tornado um ambiente com complexidade cada vez maior, contudo, mesmo em face do desenvolvimento da tecnologia, o cuidado direto ao paciente ainda exige muito esforço físico do pessoal de enfermagem. Esse processo de trabalho contribui no aumento da exposição aos riscos e agravos á saúde (CARVALHO; LIMA, 2001). Atualmente essas expressões de desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético atingem várias categorias profissionais e têm várias denominações, entre as quais Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), utilizadas pelos ministérios da Saúde e da Previdência Social.Segundo o Ministério da Saúde (2006), a alta prevalência das LER/Dort tem sido explicada por transformações do trabalho e das empresas, que estabelecem metas de produtividade, visando o aumento da competitividade no mercado, e desconsiderando os limites físicos e psicossociais dos trabalhadores.

OBETIVO: Identificar os principais agravos e respectivas intervenções nas condições geradoras de agravos as estruturas ósseas, articulares e musculares do trabalhador de enfermagem.

METODOLOGIA: Para alcançar o objetivo proposto realizou-se uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados LILACS e MEDLINE, com os descritores: enfermagem, Dort, além de manuais disponibilizados pelo ministério da saúde. Foram selecionadas as publicações com aderência à temática e em língua portuguesa.

RESULTADOS: Após a leitura analítica dos artigos selecionados,percebeu segundo Sarquis & Felli (2002); Sarquis (1999) e Meirelles (1997) muitos trabalhadores apresentam um grave comprometimento da saúde no que diz respeito às lesões osteo-articulares como as cervicodorsolombalgias. O comprometimento da saúde expresso nas cervicodorsolombalgias está relacionado ao transporte de pacientes e também na mobilização do cliente no leito hospitalar. Este fato representa uma grande sobrecarga de trabalho comprometendo a saúde do trabalhador. Soma-se a estas questões as úlceras varicosas em membros inferiores devido a longos períodos no qual o profissional permanece de pé. Estes fatos representam uma grande sobrecarga de trabalho comprometendo a saúde do trabalhador. Como intervenção a este agravante observou-se que a organização do trabalho é um fator determinante para as condições adequadas no ambiente de trabalho bem como melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores. Pode ser identificado também vários fatores predisponentes ao surgimento de Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (DORT), dentre eles trabalhos repetitivos e monótonos, déficits ergonômicos, e em geral atividades laborais que não levam em conta a capacidade física do ser humano. Como intervenções nestes casos foram encontradas a Cinesioterapia que se caracteriza pela combinação de atividades que tem como objetivo melhorar o aspecto fisiológico e a condição física do indivíduo para seu trabalho, promover a saúde e a socialização dos trabalhadores. A maioria destes trabalhadores segundo os artigos utilizados na elaboração deste trabalho relata um ritmo acelerado e exaustivo, com freqüência trabalham em média 12 horas ao dia, o que pode comprometer a saúde destes trabalhadores. As exposições às sobrecargas de trabalho podem comprometer a saúde tendo repercussão na qualidade de vida destes trabalhadores. Com o ritmo acelerado de trabalho, haverá uma maior exposição às cargas e como conseqüência um processo de trabalho comprometido, o que potencializa o acontecimento de acidentes de trabalho conforme já estudados por Sarquis; Felli (2002); Meirelles (1997); Dall’agnoll et al. (1999). De acordo com Grandjean (1998), esta sobrecarga de trabalho é prejudicial para a produção, favorecendo o absenteísmo.

CONCLUSÃO: Se os trabalhadores se organizarem, discutirem suas condições de trabalho, e junto com as CIPAs (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e os sindicatos discutirem possíveis melhoras, entrando em acordo com a empresa ou instituição poderá melhorar as condições de trabalho e preservar a saúde deste trabalhador. Kurcgant (1991). Gostaríamos de ressaltar a importância de a instituição possuir um serviço de educação continuada atuante e participativa, com a realização de treinamento periódico, através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes -CIPA e outros procedimentos educativos. Conscientizar os trabalhadores e empregadores sobre a importância de intervenções nas LER/Dort é uma tarefa complexa, perpassa os caminhos da educação na saúde, até as questões econômicas e sociais. Mudanças na estrutura física das empresas, ambientes mais arejados, são importantes, mas por si só não conseguiram promover a saúde do trabalhador. É necessário mudanças de hábitos dos empregados e empregadores, mudanças na forma como a sociedade enxerga o trabalho, como é organizado o processo de trabalho. A enfermagem é uma categoria que sofre muito com as LER/Dort, principalmente por serem causas de aumento do absenteísmo, prejudicando os serviços de saúde e a população que os utiliza.Por isso, a participação da CIPA nesse processo é essencial, pois é uma forma de colocar as necessidades e prioridades dos trabalhadores e empregadores e chegar a um consenso do que é melhor para promover qualidade de vida e de trabalho, sem interferir no crescimento da empresa, pelo contrário, aumentando a produtividade.

 

REFERÊNCIAS:

CARVALHO, D. V; LIMA, E. D. R. P. Sintomas físicos de estresse na equipe de enfermagem de um centro cirúrgico. Nursing, São Paulo, ano 4, n. 34, p 34-37, 2001.

COLLET, N; ROZENDO, C. A. As transformações no mundo do trabalho e as implicações para a enfermagem. Rev. Cogitare Enf., Curitiba, v.3, n.2, p. 100-104, jul-dez. 1998

DALL’AGNOL, L. A. et al. Prevenção de exposição a cargas de trabalho e riscos de acidentes em Pelotas, RS (Brasil). Rev. Saúde Pública. São Paulo, v. 33,n.2,p.23-26,abril, 1999.

GRANDJEAN, E. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. Porto Alegre: Artes Médicas, 4. ed. 1998

KURCGANT, P. Administração em enfermagem. São Paulo, EPU, 1991.

SARQUIS, L. M. Acidentes de trabalho com instrumentos perfurocortantes: ocorrência entre os trabalhadores de enfermagem. Dissertação (Mestrado), Universidade de São Paulo. São Paulo. 1999.

SARQUIS, L. M; FELLI, V. E. A. Acidentes de trabalho com instrumento perfurocortantes entre os trabalhadores de enfermagem. Rev. Esc. De enf. USP. São Paulo, v.36, n.3, p. 222-230, 2002.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-11-29

Como Citar

1.
Barbosa VQ. INTERVENÇÕES NAS CONDIÇÕES GERADORAS DE AGRAVOS AS ESTRUTURAS ÓSSEAS, ARTICULARES E MUSCULARES DO TRABALHADOR DE ENFERMAGEM. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 29º de novembro de 2010 [citado 19º de abril de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1054

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics