IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUO EM UM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO

Autores

  • Claudia Barbastefano Monteiro Instituto de Psiquiatria da UFRJ
  • Neide Angelica Rufino Instituto de Psiquiatria da UFRJ
  • Emilia Jales Instituto de Psiquiatria da UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palavras-chave:

Psiquiatria, residuo hospitalar, saude ambiental

Resumo

INTRODUÇÃO: O presente estudo vem apresentar a discussão sobre o gerenciamento dos resíduos hospitalares. Atualmente há uma preocupação mundial com o meio ambiente. Os resíduos sólidos compreendem parte dessa inquietação. O manejo inadequado destes resíduos tornou-se um desafio em busca de estratégias e medidas para administrá-lo adequadamente.

OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo descrever as ferramentas necessárias para diagnosticar as categorias de resíduos e apresentar a implantação do programa de gerenciamento de resíduos em um Hospital Universitário Psiquiátrico Federal do Estado do Rio de Janeiro. 

METODOLOGIA: Metodologicamente, trata-se de um relato de experiencia onde os dados foram obtidos a partir das anotações realizadas durante a implantação do programa. Buscou-se embasamento em bibliografia que atendessem a demanda do estudo, juntamente com as informações da Legislação vigente dos seguintes órgãos: Agencia Nacional de vigilancia Sanitária, Conselho Nacional do Meio Ambiente e Companhia de Limpeza Urbana do municipio do Rio de janeiro.

RESULTADOS: Os resultados apontaram para a dificuldade na implantação do programa devido a uma arquitetura antiga da instituição bem como a necessidade da participação e da integração entre os diversos setores, o que nos levava ao enfrentamento do desconhecido pelo outro; para que os resíduos sólidos possam ser minimizados, acondicionados, tratados, transportados a um destino final apropriado. Destacamos também certo ineditismo para a área de psiquiatria em trabalhar com temas que hoje são obrigatórios às instituições hospitalares.

CONCLUSÃO: Com este diagnóstico é possivel constatar que existe um ambiente propicio para aprimorar o nível de informação sobre Resíduos em saúde e introduzir novos conceitos com objetivo de ampliar os aspectos ambientais trabalhados até hoje nesta instituição.             

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Barbastefano Monteiro, Instituto de Psiquiatria da UFRJ

Enfermeira Ms. em Enfermagem Psiquiátrica. Especialista em Saude Mental. Vice-coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização do IPUB-UFRJ. Enfermeira Coordenadora das Ações de Enfermagem da Enfermaria Feminina do IPUB-UFRJ.

Neide Angelica Rufino, Instituto de Psiquiatria da UFRJ

Enfermeira Especialista em Docência Superior, Enfermeira Coordenadora do Programa de Gerenciamento de Resíduos do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Emilia Jales, Instituto de Psiquiatria da UFRJ

Enfermeira Especialista em Clínica Médica. Enfermeira Coordenadora da Comissão de Infecção Hospitalar do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Enfermeira Coordenadora das Ações de Enfermagem da Enfermaria Masculina.

Downloads

Publicado

2010-12-14

Como Citar

1.
Monteiro CB, Rufino NA, Jales E. IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUO EM UM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14º de dezembro de 2010 [citado 28º de março de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1090

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics