EDUCAÇÃO PERMANENTE E QUALIDADE NA ASSISTÊNCIA: CAMINHOS A TRILHAR

Autores

  • Neide Angelica Rufino Instituto de Psiquiatria UFRJ
  • Emiliane Cunha Ferreira INSTITUTO DE PSIQUIATRIA UFRJ
  • Fernanda MCSN Oliveira FERNANDES FIGUEIRA
  • Maria da Soledad Simeão Santos ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palavras-chave:

DESCRITORES, Educação em Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Qualidade da Assistência à Saúde

Resumo

EDUCAÇÃO PERMANENTE E QUALIDADE NA ASSISTÊNCIA: CAMINHOS A TRILHAR

 

Neide Angelica Rufino[1]

Emiliane Cunha Ferreira[2]

Fernanda Maria do Carmo da Silveira Neves de Oliveira[3]

Maria da Soledade Simeão dos Santos[4]

 

DESCRITORES: Educação em Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Qualidade da Assistência à Saúde

 

INRODUÇÃO: O presente trabalho tem como objeto a educação permanente no âmbito da prática de enfermagem. Na atualidade, há uma preocupação com a mudança da estrutura de ensino e a aplicação das metodologias ativas para capacitar profissionais de saúde. Refletimos sobre o cotidiano da enfermagem e as atuais maneiras de fornecer informações técnico-científicas ao enfermeiro na prática hospitalar, visando enriquecer a assistência de enfermagem através da educação permanente.

OBJETIVO: O objetivo deste trabalho é ampliar o conhecimento do Enfermeiro assistencial, em relação à qualidade da assistência ao cliente, sendo um elemento facilitador do processo ensino-aprendizagem.

METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados informatizadas LILACS, MEDLINE, IBECS e SCIELO, além de consulta há artigos de revistas online. Para tanto, a seleção dos textos atenderam os critérios de inclusão, resultando em cinqüenta e um artigos científicos.

RESULTADOS: Para levantar estas questões de novos caminhos para o aprendizado, este trabalho foi subsidiado por conceitos relacionados à educação permanente. A Educação Permanente emergiu recentemente como um método em saúde, sendo indispensável para as práticas de formação, atenção, gestão, formulação de políticas publicas e controle social, estabelecendo uma integralidade do cuidar, em conseqüência, transformar e interagir os saberes e prática, num cenário real do público alvo.

CONCLUSÃO: Concluímos que esta técnica é fundamental para a ação multiprofissional, na prática habitual, como estratégia de integralidade e resolutividade dos problemas de saúde.  

REFERÊNCIAS:

1.  CECCIM Ricardo Burg. Educação Permanente em Saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Ciênc. saúde coletiva [serial on the Internet]. 2005 Dec [cited 2010 July 16]; 10(4): 975-986. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232005000400020&lng=en Acessado em 25/03/210

2. Brasil. Ministério da Saúde. Plano Anual de: Capacitação : PAC 2009 programa de educação permanente do Ministério da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Subsecretaria de Assuntos Administrativos. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.

3. CECCIM, Ricardo Burg; Feuerwerker, Laura C. M. O Quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis: Revista de Saúde Coletiva v. 14 n.1 Rio de Janeiro jan/jun, 2004. p.41-65.

4. MERHY, Emerson Elias. O desafio que a educação permanente tem em si: a pedagogia da implicação. Revista, InterfaceComunicação saúde, Educação, v.9 n.16, p.161-77, set. 2004/fev.2005

 

 

 


[1] Enfermeira. Especialista em Docência Superior. Gerente do Programa de Resíduo do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: angélica@ipub.ufrj.br

 [2]Enfermeira. Especialista em Saúde Mental. Suplente da Gerência de enfermagem e Preceptora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental IPUB/UFRJ.

[3] Enfermeira. Especialista em Enfermagem Pediatria e Enfermagem Oncológica. Enfermeira da Unidade de Terapia  Intensiva Pediátrica do Instituto Fernandes Figueira e do Instituto Nacional do Câncer.

[4] Enfermeira Drª. Docente da Universidade federal do Rio de janeiro – Escola de Enf. Anna Nery.

 

.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neide Angelica Rufino, Instituto de Psiquiatria UFRJ

 Enfermeira. Especialista em Docência Superior. Gerente do Programa de Resíduo do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Emiliane Cunha Ferreira, INSTITUTO DE PSIQUIATRIA UFRJ

Enfermeira. Especialista em Saúde Mental. Suplente da Gerência de enfermagem e Preceptora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental IPUB/UFRJ.

Fernanda MCSN Oliveira, FERNANDES FIGUEIRA

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Pediatria e Enfermagem Oncológica. Enfermeira da Unidade de Terapia  Intensiva Pediátrica do Instituto Fernandes Figueira e do Instituto Nacional do Câncer.

Maria da Soledad Simeão Santos, ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY UFRJ

Enfermeira Drª. Docente da Universidade federal do Rio de janeiro – Escola de Enf. Anna Nery.

 

 

Downloads

Publicado

2010-12-16

Como Citar

1.
Rufino NA, Ferreira EC, Oliveira FM, Santos M da SS. EDUCAÇÃO PERMANENTE E QUALIDADE NA ASSISTÊNCIA: CAMINHOS A TRILHAR. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 16º de dezembro de 2010 [citado 29º de março de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1106

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics