ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO PORTADOR DE TUBERCULOSE EM RO: ENFATIZANDO A TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA

Autores

  • Kênia Silva Pereira Universidade Federal Fluminense
  • Fabiana Divina de Brito Amorim UFF
  • Juliane de Andrade Rocha UFF
  • Mônica Vanessa Miguel de Andrade UFF
  • Claudia de Carvalho Dantas UFF

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palavras-chave:

Enfermagem, Assistência, Tuberculose

Resumo

Kênia Silva Pereira

Fabiana Divina de Brito Amorim

Juliane de Andrade Rocha

Mônica Vanessa Miguel de Andrade

Claudia de Carvalho Dantas (orientadora)

Universidade Federal Fluminense

 

Descritores: Enfermagem; Assistência; Tuberculose

 

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa, inserida no Núcleo de Pesquisa em Educação e Gerência de Enfermagem (NUPEGENF) da Universidade Federal Fluminense (UFF), consiste no recorte da pesquisa intitulada “ESTRATÉGIAS TEÓRICO-OPERACIONAIS PARA O CONTROLE DA CO-INFECÇÃO TUBERCULOSE/HIV: TECNOLOGIAS DE AÇÃO NAS ESCOLAS E SERVIÇOS DE SAÚDE DA REGIÃO LITORÂNEA II”, coordenado pela Profª Drª Claudia de Carvalho Dantas, a qual teve por objeto de investigação a assistência de enfermagem realizada aos pacientes em acompanhamento no Programa de Tuberculose do Centro Municipal de Saúde, no município de Rio das Ostras – Rio de Janeiro. Justifica-se a escolha deste objeto tendo em vista a escassez de literatura sobre a temática em questão, em especial no município de Rio das Ostras, outrossim pela oportunidade de conhecimento do assistência prestada pela enfermagem e, desta forma, suscitar reflexões acerca de estratégias para a melhoria da qualidade da assistência para a clientela em questão. Outra justificativa reside nos altos índices da tuberculose ainda presentes na população brasileira. Segundo o Ministério da Saúde (2010) o Brasil ocupa o 18º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. Vale destacar que as metas internacionais estabelecidas pela OMS e pactuadas pelo governo brasileiro são de descobrir 70% dos casos de tuberculose estimados e curá-los em 85% (BRASIL, 2010). No tocante ao cenário internacional, tuberculose foi incluída entre as prioridades da Organização Mundial de Saúde e, entre as metas do milênio, está a reduzir à metade a incidência e a mortalidade por tuberculose até 2015 e, como meta de longo prazo, eliminar a TB como problema de saúde pública até o ano 2050 (WHO, 2010).

OBJETIVO

Analisar a assistência prestada ao portador de Tuberculose subsidiado pelos registros realizados nos prontuários dos referidos pacientes em acompanhamento ambulatorial.

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa em andamento, de abordagem qualitativa, de natureza descritivo-exploratória. O cenário e a fonte de coleta de dados são os prontuários de pacientes em acompanhamento no programa de Tuberculose no referido Centro de Saúde. Os dados estão sendo coletados desde o primeiro semestre de 2010, através de formulários semi-estruturados. Os instrumentos coletados foram submetidos a sucessivas leituras e analisados de acordo com o processo de categorização. Vale ressaltar, que tendo em vista as questões ético-legais, o presente projeto encaminhado e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina/Hospital Universitário Antônio Pedro sob Protocolo nº 299/09.

RESULTADOS

Até o presente momento foram analisados quarenta prontuários dos quais emergiu a seguinte categoria central: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM COM FOCO NA TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA. No tocante aos registros acerca da assistência prestada ao cliente, emergiram as seguintes subcategorias: Destacando o esquema implementado, Destacando a importância do uso contínuo da medicação, Destacando o nível de adesão a terapêutica medicamentosa. No tocante a subcategoria I, observou-se que houve o predomínio da utilização do Esquema I, que refere-se aos medicamentos Rifampicina, Izoniazida e Pirazinamida, por seis meses. No que tange a subcategoria II, os profissionais de saúde esclarecem sobre a tomada correta dos medicamentos, o tempo de duração e a importância do tratamento ininterrupto. Em relação a subcategoria III, existem registros (não em todos os prontuários de pacientes atendidos), destacando a boa adesão a terapêutica e nenhuma queixa em relação as medicações.

DISCUSSÕES: De acordo com Brasil (2010) uma das maiores causas para a falha do tratamento reside na não adesão a terapêutica medicamentosa.  A esse respeito, cabe ao profissional enfatizar, de fato, a importância do uso ininterrupto e as possíveis consequencias quando os pacientes não finalizam o tratamento. É importante destacar que o Ministério da Saúde importou um novo medicamento para tratar pacientes com tuberculose. Os compridos são fabricados por um laboratório indiano, o qual consiste na Dose Fixa Combinada (DFC) ou “quatro em um”, como é conhecido (BRASIL 2010). Pode-se afirmar que este novo tratamento aumentará a efetividade e a eficácia do tratamento já que o paciente precisará tomar menos comprimidos, reduzindo consequentemente o abandono e melhora a adesão ao tratamento. Este novo tratamento, conforme WHO (2010) refere, consiste em fornecer ao paciente em um único comprimido Rifampicina 150mg, Isoniazida 75mg, Pyrazinamida 400mg e Etambutol 275mg, medicamentos que atuam na eliminação do bacilo de Koch. Nos prontuários analisados apenas encontrou-se a boa adesão em menos da metade dos analisados, mas, tendo em vista a falta de registro acerca de informações sobre a adesão não foi possível constatar a real adesão dos pacientes a terapêutica medicamentosa. Contudo, conforme destaca Oblitas et al (2010) e Braga et al (2005) o profissional  de saúde no atendimento ao portador de tuberculose deve focar diversos aspectos da patologia, não se restringindo aspectos da terapêutica medicamentosa.

CONCLUSÃO

Com base na análise dos dados, conclui-se que a assistência prestada ao paciente é focada na terapêutica medicamentosa. Entretanto, o profissional de saúde deve destacar outras ações de enfermagem na consulta que também são essenciais para a qualidade de vida do paciente, na perspectiva holística do cuidado. Nesse sentido, destaca-se a atenção especial às questões quanto a alimentação, prática de atividade física, hábitos saudáveis no tocante ao uso de drogas (álcool, tabaco) e informes gerais acerca da patologia no tocante esclarecimentos sobre a mesma, transmissão, prevenção e associação ao HIV, em especial, no tocante aos oferecimentos da realização da sorologia. Cabe a enfermagem buscar estratégias para sensibilização da equipe de saúde quanto ao registro completo da assistência prestada ao paciente nos prontuários. Desta forma será possível a utilização do prontuário como documento legal, como fonte de pesquisa e base para auditoria em saúde, outrossim reflexões sobre a qualidade da assistência prestada visando a melhoria dos serviços e investimentos na saúde da população atendida.

REFERENCIAS

BRAGA, EC et al. Tuberculosis, reemerging pathology: Incidence and associated factors. Rev Soc Bra Clin Med, São Paulo, n2, v1, p.1-5, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual técnico para o controle da tuberculose. Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_atencao_basica.pdf. Acesso em: 01 ago 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT). Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=31101.  Acesso em: 01 ago. 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Brasil recebe 1º lote do novo tratamento para tuberculose. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=10602 . Acesso em: 01 ago 2010.

OBLITAS, FYM et al . Nursings role in tuberculosis control: a discussion from the perspective of equity. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 18, n. 1,Feb. 2010 .

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). A world free off TB. Disponível em: http://www.who.int/tb/en/index.html. Acesso em: 01 aug. 2010.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-20

Como Citar

1.
Pereira KS, Amorim FD de B, Rocha J de A, Andrade MVM de, Dantas C de C. ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO PORTADOR DE TUBERCULOSE EM RO: ENFATIZANDO A TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 20º de dezembro de 2010 [citado 28º de março de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1113

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics