Métodos e técnicas de ensino utilizados por docentes de enfermagem do ensino superior

Autores

  • Juliane Andrade Rocha Universidade Federal Fluminense
  • Kênia Silva Pererira UFF
  • Fabiana Divina de Brito Amorim UFF
  • Mônica Vanessa Miguel de Andrade UFF
  • Claudia de Carvalho Dantas UFF

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palavras-chave:

Enfermagem, Gerência, Educação

Resumo

MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO UTLIZADOS POR DOCENTE DE ENFERMAGEM DO ENSINO SUPERIOR

 

Juliane de Andrade Rocha

Kênia Silva Pereira

Fabiana Divina de Brito Amorim

Mônica Vanessa Miguel de Andrade

Claudia de Carvalho Dantas (orientadora)

CNPq/PIBIC e Universidade Federal Fluminense

 

Descritores: Enfermagem; Gerência; Educação

 

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa, inserida no Núcleo de Pesquisa em Educação e Gerência de Enfermagem (NUPEGENF) da Universidade Federal Fluminense (UFF), consiste no recorte da pesquisa intitulada “A GERÊNCIA DOCENTE EM SALA DE AULA: DISCUTINDO AS TECNICAS E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM”, coordenado pela Profª Drª Claudia de Carvalho Dantas, a qual teve por objeto de investigação as técnicas utilizadas pelo corpo docente do curso de graduação de uma universidade pública federal. O interesse em perquirir tal objeto decorre de observações críticas sobre comentários do corpo discente, onde alguns referem ser um professor mais qualificado do que o outro no tocante a facilidade de assimilação de assuntos ministrados. Justifica-se a realização dessa pesquisa tendo em vista a escassez de literatura sobre o tema em questão, em especial no tocante às publicações de enfermagem, outrossim a possibilidade de conhecer as técnicas de ensino utilizadas por professores no tocante ao processo de ensino-aprendizagem.

OBJETIVO

Conhecer e analisar as técnicas de ensino utilizadas pelo corpo docente do curso de graduação em enfermagem de uma universidade publica federal.

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa em andamento, de abordagem qualitativa, de natureza descritivo-exploratória. Os sujeitos/cenário foram docentes do curso de graduação em enfermagem do Polo Universitário de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. Os dados estão sendo coletados desde o segundo semestre de 2009, através de entrevista semi-estruturada, gravada em sistema digital por Moving Picture Experts Group (MPEG). Vale ressaltar que, atendendo as questões ético-legais da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de saúde, foi fornecido aos participantes da pesquisa um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido como forma de adquirir respaldo para utilização dos depoimentos no âmbito científico, bem como resguardar, dentre outros, o sigilo e o anonimato dos sujeitos participantes. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina/Hospital Universitário Antônio Pedro sob protocolo nº 300/09. As entrevistas coletadas foram prontamente transcritas e submetidas a sucessivas leituras e analisadas de acordo com o processo de categorização.

RESULTADOS

Foram realizadas 10 entrevistas, das quais emergiram duas categorias: Métodos e Técnicas Didáticas Interativas e Métodos e Técnicas Didáticas Individuais. No tocante aos métodos e técnicas didáticas interativas foram citados: debate, estudo em grupo, seminário e dramatização. No tocante ao individual foram apontados o estudo de caso, a aula expositiva e a leitura dirigida. Um ponto a se destacar é que alguns professores citaram recursos de ensino (datashow, fotos, filme, retroprojetor) como técnicas de ensino.

DISCUSSÕES:

As estratégias de ensino se articulam em torno de técnicas de ensino que, segundo Anastasiou e Alves (2004) podem ser compreendidas como o conjunto de processo de uma arte, jeito ou habilidade de executar algo. A aprendizagem ocorre quando o aluno participa ativamente do processo de reconstrução do conhecimento, aplicando seus esquemas operatórios de pensamento aos conteúdos estudados. Por isso a aprendizagem supõe atividade mental, pois aprender é agir e operar mentalmente, é pensar, refletir (HERNANDES, 2000). É importante destacar que o docente deve primar pela busca ativa na atualização de seus conhecimentos didáticos, em especial dos métodos e técnicas de ensino de modo a promover a eficácia do processo de ensino. Dentre as técnicas e métodos disponíveis, segundo Gil (2005), Ramsden (2000) e Scarpato (2004) são possibilidades de métodos e técnicas didáticas interativas: Discussão, Debate, Estudo em Grupo, Diálogo, Simpósio, Painel, Phillipps 66 ou 22, Mesa Redonda, Fórum, Seminário, Apresentação de Soluções, Dramatização, Comissão e a Entrevista. No tocante a individual, os referidos autores citam: Aulas práticas de laboratório, Aulas práticas de oficina, Aulas práticas de campo-estudo do meio, Trabalho Individual, Demonstração de Teorias, Aulas Expositiva, Argüição, Leitura Dirigida, Solução de Problemas, Estudo de Casos, Pesquisa, Estudo/Tarefa Dirigida. As possibilidades de uso de A escolha mais adequada reside no auxilio ao aluno a incorporar os novos conhecimentos de forma ativa, compreensiva e construtiva. De acordo com HAIDT (2002) para que a aprendizagem se torne mais efetiva, é preciso substituir, nas aulas, as tarefas mecânicas que apelam para a repetição e a memorização, por tarefas que exijam dos alunos a execução de operações mentais. Neste contexto, tendo em vista a realidade investigada verificou-se que os docentes se utilizam de técnicas as quais possibilitam o despertar do aluno para a para uma aprendizagem mais efetiva. Entretanto, destaca-se que as mais utilizadas são as de caráter individual em detrimento das interativas. Apesar da escolha das técnicas serem realizadas de acordo com as especificidades quanto a natureza do aluno, conteúdo, infra-estrutura, as técnicas que possibilitam a interação e troca mutua de conhecimentos são destacadas como uma das mais eficazes para o processo de ensino no despertar para construção do conhecimento e aplicação do mesmo na sociedade que se encontra (SILVA et al, 2007).

CONCLUSÃO

Conclui-se que os docentes investigados, no tocante ao desenvolvimento de suas aulas, se utilizam dos métodos e técnicas de caráter individualizante, com destaque para a aula expositiva. O enfermeiro e qualquer outro profissional que atue na docência deve conhecer o universo da didática, se apropriando dos métodos e técnicas de ensino e aplicá-los em sua realidade. Normalmente o docente apenas se utiliza da aula expositiva e deixa de utilizar outros meios que talvez fossem mais apropriados para trabalhar o conteúdos de suas disciplinas. Sugere-se a realização de estudos acerca da percepção discente no tocante a eficácia das práticas pedagógicas utilizadas pelo corpo docente para suscitar reflexões que otimizem os processos educativos.

REFERENCIAS

ANASTASIOU, LGC; ALVES, LP  (orgs.). Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2004.

HAIDT, RCC.  Curso de Didática Geral. Rio de Janeiro: Ática, 2002.

HERNANDES, F. et al. Aprendendo com as inovações nas Escolas. Porto Alegre: Artmed, 2000.

LUCKESI, C. Avaliação e Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 1995

SILVA, ADR et al. Técnicas e métodos de ensino. Uberaba: LGT, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 3ª ed. São Paul Atlas, 2005.

RAMSDEN, P. Learning to teach in higher education. New York: Palmer, 2000.

SCARPATO, Marta. Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-23

Como Citar

1.
Rocha JA, Pererira KS, Amorim FD de B, Andrade MVM de, Dantas C de C. Métodos e técnicas de ensino utilizados por docentes de enfermagem do ensino superior. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 23º de dezembro de 2010 [citado 16º de abril de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1143

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics