ERA UMA VEZ: UMA OFICINA LITERÁRIA NUM HOSPITAL...

Autores

  • Thiago Ferreira de Freitas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Luis Philippe Barroso Vellinho
  • Regina Célia Macri
  • Rosâne Mello

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palavras-chave:

Enfermagem, Terapia pela Arte, Terapia Complementar

Resumo

INTRODUÇÃO

A Oficina Literária é um projeto de extensão que funciona a mais de dez anos em um Hospital Universitário, atendendo cerca de 10 a 15 senhoras, usuárias do serviço. A partir disso, o presente estudo trata-se de um relato de experiência baseado na participação dos graduandos de Enfermagem no referido projeto, permitindo que estes tenham a  posibilidade de vivenciar novas formas de cuidar em enfermagem.

OBJETIVO

Relatar a experiência das componentes nas atividades propostas na Oficina Literária; Discutir a participação do enfermeiro em espaços de cuidado que utilizam atividades lúdicas.

METODOLOGIA

Utilizou-se a observação participante, a partir de um olhar crítico e lúdico. O cenário foi o ambulatório de terapias alternativas de um hospital geral no Rio de Janeiro e os sujeitos, usuárias de 45 a 85 anos do referido hospital.

RESULTADOS

Através das dinâmicas utilizadas, observou-se que as participantes deixam por um momento a sua condição de doença e passividade e começam a refletir sobre aspectos de suas vidas, mudando sua relação com seus pares. Após essas vivências, as participantes transformam estas experiências em contos e poesias, que são posteriormente contadas nas enfermarias e nas salas de espera do ambulatório, possibilitando tanto aos contadores como aos espectadores, divertimento, esperança e auto-reflexão.

CONCLUSÃO

Por tratar-se de um projeto que se desenvolve em um hospital geral, é essencial que os futuros profissionais da saúde estejam presentes nestas atividades, pois neste ambiente é possível a experimentação de ações de cuidado subjetivas e a observação dos seus reflexos na qualidade de vida das participantes. Portanto, a Oficina Literária constitui-se um espaço terapêutico que permite olhar o indivíduo de forma global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-01-04

Como Citar

1.
de Freitas TF, Vellinho LPB, Macri RC, Mello R. ERA UMA VEZ: UMA OFICINA LITERÁRIA NUM HOSPITAL. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de janeiro de 2011 [citado 16º de abril de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1178

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics